quarta-feira, 30 de maio de 2012

APOSENTADORIA É ASSIM QUE COMEÇA.



Peço a cada destinatário para encaminhar este e-mail a um mínimo de vinte pessoas em sua lista de endereços, e pedir a cada um deles para fazer o mesmo. Em três dias, a maioria das pessoas no Brasil terá esta mensagem. Esta é uma idéia que realmente deve ser considerada e repassada para o Povo.
Lei de Reforma do Congresso de 2011 (emenda à Constituição) PEC de iniciativa popular: Lei de Reforma do Congresso (proposta de emenda à Constituição Federal) “1°  O congressista,  será assalariado, somente durante o mandato”.  Não haverá ‘aposentadoria por tempo de parlamentar’, mas contará o prazo de mandato exercido  para agregar ao seu tempo de serviço junto ao INSS referente à sua profissão civil.
 2. O Congresso (congressistas e funcionários)  contribui para o INSS.
Todo contribuição (passada, presente e futura) para o fundo atual de aposentadoria do Congresso passará para o regime  do INSS imediatamente. Os senhores Congressistas participarão dos benefícios dentro do regime do INSS exatamente como todos outros brasileiros. O fundo de aposentadoria  não pode ser usado para qualquer outra finalidade.
                     3. Os senhores congressistas e assessores devem pagar seus planos de aposentadoria, assim como todos os brasileiros.
4. Aos Congressistas fica vedado aumentar seus próprios salários e gratificações fora dos padrões do crescimento de salários da população em geral, no mesmo período.
                   5. O Congresso e seus agregados perdem seus atuais seguros de saúde pagos pelos contribuintes e passam a participar do mesmo sistema de saúde do povo brasileiro.
                    6. O Congresso deve igualmente cumprir todas as leis que impõe ao povo brasileiro, sem qualquer imunidade que não aquela referente à total liberdade de expressão quando na tribuna do Congresso.
7. Exercer um mandato no Congresso é uma honra e uma responsabilidade, não uma carreira.  Parlamentares não devem servir em mais de duas legislaturas consecutivas.
                   8. É vedada a atividade de lobista ou de ‘consultor’ quando o objeto tiver qualquer laço com a causa pública. “Se, cada pessoa repassar,  esta mensagem, para um mínimo de vinte pessoas, em três dias a maioria das pessoas no Brasil receberá esta mensagem”.
A hora para esta PEC é AGORA. Autor: Desconhecido. Difusão: Geraldo Porci de
Araújo.   


DATA: 28 DE MAIO DE 2012



 Ministro Toffoli, do STF (Repassem o Brasil precisa saber). To: Elenir Vieira         CONHECENDO MELHOR OS "ministros" DO STF! BOM FINAL DE SEMANA. Quem é ele, você sabe?  Nome: José Antonio Dias Tufou Profissão (atual): Ministro do Supremo Tribunal Federal / STF- Suprema Corte.
Idade, 41 anos Um breve histórico. Para entender "COMO SE SOBE NA VIDA" .Currículo: "um passado não muito distante"- Formado pela USP - Pós-Graduação: nunca fez - Mestrado: nunca fez - Doutorado: também não fez - Concursos: 1994 e 1995, Reprovados, em concursos, para juiz estadual em São Paulo é estadual e não Federal, não vá se confundir). - Depois disso, abriu um escritório e começou a atuar em movimentos populares.
Nessa militância, aproximou-se do deputado federal Arlindo Chinaglia e deu o grande salto na carreira ao unir-se ao PT. Em Brasília: - Aproximou-se de Lula e José Dirceu, que o escolheram para ser o advogado das campanhas 1998, 2002 e 2006; - Com a vitória de Lula foi nomeado Subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, então comandada por José Dirceu;
Com a queda do chefe, pediu demissão e voltou à banca privada; - Longe do governo, trabalhou na campanha para a reeleição de Lula, serviço que lhe rendeu 1 milhão de reais em honorários.
- No segundo mandato, voltou ao governo como  chefe da Advocacia-Geral da União;
 - Toffoli é duas vezes réu! Ele foi condenado pela Justiça em dois processos que correm em primeira instância no estado do Amapá. Em termos solenemente pesados, a sentença mais recente manda Toffoli devolver aos cofres públicos a quantia de 700.000,00 (setecentos mil reais)
dinheiro recebido "indevidamente e imoralmente" por contratos"absolutamente ilegais", ele brados entre seu escritório e o governo do Amapá.
- Um dos empecilhos mais incontornáveis para ele é sua visceral ligação com o PT, especialmente com o ex-ministro José Dirceu, o chefe da quadrilha do mensalão.  De todos os ministros indicados por Lula para o Supremo, Toffoli é o que tem mais proximidade política e ideológica com o presidente e o partido. Sua carreira confunde-se com a trajetória de militante petista – essa simbiose é, ao fundo e ao cabo, a única justificativa para encaminhá-lo ao
Supremo.
POSSE: Cadeira dos sonhos No dia 23/10/2009 ocorreu a posse de Dias Toffoli como ministro do STF (indicado pelo Presidente Lula) Algumas atividades como Ministro do STF. Ao longo de oito meses no STF ele participou de julgamentos polêmicos e adotou posturas isoladas.
- Em março, foi o único entre dez ministros que votou favoravelmente ao pedido de
habeas corpus para libertar José Roberto Arruda, ex-governador do Distrito Federal. - Em maio, votou pela absolvição do deputado federal Zé Gerardo (PMDB-CE), primeiro parlamentar condenado pelo Supremo desde a Constituição de 1988 (o julgamento acabou em 7 a 3).
- Duas semanas depois, indeferiu um pedido de liminar em habeas corpus em favor do jornalista Diogo Mainardi, em processo no qual foi condenado por calúnia e difamação. Mainardi é crítico da gestão petista e de Lula e mora na Itália, devido a ameaças de morte que recebeu!! Toffoli, que também é ministro-substituto do Tribunal Superior - Eleitoral, pediu vista de um dos processos por propaganda eleitoral antecipada contra Lula e a presidente pelo PT, Dilma Rousseff.
O julgamento avaliava um recurso contra uma decisão que multou os dois, nos valores de R$ 10 mil e R$ 5 mil, respectivamente, e que foi determinada pelo ministro Henrique Neves no dia 21 de maio. ESTE É DO NOSSO SUPREMO TRIBUNAL... QUE BARBARIDADE!!!
Autor: Desconhecido. Difusão: Geraldo Porci de Araqújo. 31/05/2012,


AGRADECIMENTOS



Fique muito agradecido com os e-mal recebidos no dia do meu aniversario em 15 de novembro de 2011. Deus, que os abençoas. Fique muito contente de receber vários parabéns dos meus filhos e amigos e sobrinhos. Que eles me perdoam de não ter respondo ontem. Foi falta de tempo, só hoje que tive tempo. Com firmo: Geraldo Porci de Araujo, 81, nascido em aos 15 dias de novembro de 1930, na Cidade do Carmo do Paranaíba no estado de Minas Gerais. Filho de Abílio Torquato de Araújo e de Mario do Amor Divino. Deus que os tenho em um bom lugar.
De Hélvia Teresinha de Araújo. 16 de novembro de 2011. Uberaba Minas Gerais.

SCAR NIEMAYER



Ninguém colocou tão bem e de forma tão objetiva a nossa política. Esse Senhor, hoje já com 103 anos de vida, sabe com certeza, de nossa trajetória política.
"Projetar Brasília para os Políticos que vocês colocaram lá, foi como criar um lindo vaso de flores prá vocês usarem como pinico. Hoje eu vejo, tristemente, que Brasília nunca deveria ter sido projetada em forma de avião, mas sim de Camburão" (Oscar Niemayer).
Vejam o que disse o criador de Brasília. Ele quer Dizer que o Brasil tornou um país mal administrado. Sendo que Brasília é a capital de um país de uma má disciplina admirável por que á pessoas que dirige o país sem qualidades. Esquece que o Brasil é um dos pais que produz para quase todos os países, esses países consomem, sempre faz com que os outros países,  continuam progredindo, os nossos produtos, que estão servindo, os produtos para  servir os países estrangeiros. Possa continuar comprando, os nossos produtos, que é dos nossos trabalhos, com o desenvolvimento, dos nossos bons, negócios aparece. 
Como querem os dirigentes do Brasil de hoje, é continuar, o que a partir de  2003 para cá aumentou! Os ladrões! Os assassinatos! Furtos em quase todas as cidades! Dobrou sessenta por cento os traficantes! Sessenta por cento os furtos dos políticos! E os traficantes! Com as intenções, de liberar a maconha! Alguns dos dirigentes! Querem, que o Brasil! Sejam iguais alguns países, que mantém às suas comunidades como alguém! Dirigentes iguais, países que mantém as suas comunidades que domina a sua população, como escravo! Come o que recebe, sem haver reposição durante trinta dias.     
Querem que os brasileiros sejam rebeldes! Tanto é verdade, que desarmou a comunidade, e aumentou as tropas bem armado. Com armas usadas em guerras, para destruírem patrimônios da população, aproveitando as oportunidades de roubar Bancos e destruir patrimônios das comunidades publica e privadas.         
Querem sobre o que aconteceu no passado com as mortes de agressores, que ate hoje, estão atuando em todo território brasileiro! Com desculpas de sem terras! E acomodações das famílias de sem ter onde morar! São desculpas esfarrapadas! Um modo de poder, roubar, matar e destruir patrimônios de quem tem mais recurso. Não falamos ricos. Porque cada um tem o que puder! As pessoas que tem bons patrimônios! Devemos avaliar como conseguira! Si com roubos! O com bons negócios! Heranças! Bons trabalhos! Que possui bons patrimônios, que trabalham e não Roubem, não aumentam os seus próprios salários! Para ficarem ricos. Quem meche com quem esta, quieto! Esta procurando o que coçar.
Esperamos quem está mexendo, com o passado, estejam dispostos, a sofrerem tirando defuntos das covas, são as intenções! Da dirigente do Brasil, de procurar os motivos das mortandades que ouve no passado. O que passou, passou. Seria bom! Procurar um jeito de corrigir as mortandades, atuais que esta havendo hoje em todo o Brasil! Desde 2004, aumentou a bandidagem oitenta por cento de ladrões do passado! Do tempo dos dirigentes não davam tréguas a bandidagem! Hoje os bandidos aumentaram e não tem! Mais duque abandonarem as ações dos  dirigentes do  passado,  não dava tréguas os delinquentes, especiais l   deveria roubar! Por serem parceiros da Administração do Brasil. Autor: Geraldo Porci de Araújo. 01/06/2012.
 

DECRETO



Um decreto pode ser uma ordem emanada por autoridade superior. So que “Os políticos brasileiros são os mais católicos do mundo: só que, nunca assinam nada, nem sem um terço na mão”. Não adianta ficar com um terço na mão e não fazer um. Código Penal, que serve para nada ajudar a população.
A população com os corações nas mãos, esperando que um político fosse um dos feitores que trabalhava pelo o bem da população. Que andam trabalhando para sustentar sempre as suas famílias, e os familiares de todas as populações de todas as famílias, ricas ou pobres. E tem que aguentar as represálias e ataques ás ações, dos vagabundos! Dos Ladros! Dos assassinos! Dos corruptos! E dos aliados.
Será que excessos de terços ou falta de terço nas mãos ou falta de uma caneta nas Mãos! Ou falta de consciência para com a população? As, Autoridades, de hoje parecem não terem escrúpulos de andar  tentando planejar, o destino da  mudança do regime, do Brasil. Esquecendo que há países, bem perto de nos, que não aliados com a população! Só pençãom, os seus direitos! Á população, nem tem como o que comer.
Será que os nossos políticos querem dominar os direitos da população brasileira? Será que não estão satisfeitos com o que ganham? Os dirigentes da população conhecem que é afinado com o regime atual, que Deus nos deu! Será que não tiveram conhecimentos de como os países, como querem, são os que não gostam de trabalhar! Ficam! Insinuado a mudança de regime.
Há alguns aliados dos grupos de ladrões do grupo de sem terra! (Entre aspas)! Quem não tem nada, por não gostar de trabalhar prefere continuaram sem ter nada. E, ai vai um dos elementos: dos aliados dos sem terra! É como, são aqueles, quem se faz de pobres! São uns dos aliados de bandidos, que são do grupo que não são brasileiros. Aqueles que se diz que são pobres so para ganhar dinheiro sem trabalhar! Para aqueles que disseram que são pobres e vieram de outros países, não vieram para trabalhar; acham o dinheiro, por que o Brasil está mais justo! Por isso que vieram.
Humberto Delgado, Instrutor em. Porto Velho/RO. Unidade que são de que determina o cumprimento de uma resolução. No sistema jurídico brasileiro. Os decretos são atos administrativos da competência dos chefes dos poderes executivos (presidente, governadores e prefeitos).
Um decreto é usualmente usado pelo chefe do poder executivo para fazer nomeações e regulamentações de acordo com á leis, (como para lhes dar cumprimento efetivo, por exemplo), entre outras coisas. Decreto é a forma de que se revestem de atos individuais ou gerais, emanados do Chefe do Poder executivo Presidente da República, Governador e Prefeito.
Pode subdividir decreto geral e decreto individual. Esse e a pessoa ou grupo e aquele e as pessoas que se encontram em mesma situação. Efeitos. Regulamentar ou de execução - expedido com base no artigo 84, IV da CF, para fiel execução da lei, ou seja, o decreto detalha a lei. Não podendo ir contra a lei ou além dela.
Estes Elementos tem um patrimônio invejável. Gostei muito das cores do barraco! Do
                   Bruno Maranhão, que de sem-terra, nada como um dos líderes do MST. As fotos são do barraco de Bruno Maranhão, um sem-terra! Ele como um dos  lideres  do MST. Aparecem na casa, ele e sua esposa. Ele aparece como um dos grandes e humilde, e simples e trabalhador, em busca de um futuro melhor. 
Uma das angustias das sociedades! É os abandonas dos dirigentes da sociedade, que está na falta de conhecimentos de certas pessoas, que dirigem os sistemas! E dos regulamentos, referentes, para ensinos sexuais, foi determino pelos dirigentes do sistema educacional para que os professores ensinasse o que é sexo, e como é pratica, entre adultos e crianças, e com está exploração, sexual duro isso esta nas instruções dos superiores, escolares. Que prova as violências nas ruas das cidades.  
Marxismo da história, teologia da libertação, pedagogia do excluído e, como lastro para o materialismo histórico! Camadas maciças de maledicência sobre o cristianismo. Esse marxismo de polígrafo escolar tem a profundidade de um pires. Os que o lambem como tema de casa são incapazes de escrever uma lauda a respeito, mas saem do colégio, prontinhos para ler a vida com os olhos que lhes deram. Assistem "Diários de Motocicleta" e concluem: no peito de Che batia um coração de mártir; já o coração daquelas beatas do leprosário não se abria nem com formão e martelo.
Só escapam dessa linha de montagem, que inclui a maioria dos estabelecimentos de ensino confessionais, os poucos estudantes que recebem em casa, ou de algum professor achado por pura sorte no meio do caminho, dose suficiente de antídoto para enfrentar o que lhes é ministrado ao longo dos cursos. Se mesmo nos bons educandários, deixa-se de lado a sã filosofia e se depreciam os grandes valores que inspiraram e inspiram a imensa maioria dos melhores vultos da humanidade, pergunto: como esperar das elites brasileiras que junto a esses estabelecimentos buscam formação, coisa melhor do que isso que vemos por aí? Quando parece muito normal que o governo contrate um grupo para escrever o passado (Walter Salles faria excelente documentário sobre a comissão), a temática educacional há de ser, sim, motivo de grave preocupação para quem reflita sobre o futuro do país.
Por atitude do Sr. Roberto de Souza Salles. Em 4 de maio de 2012, quando essa universidade, sub sua regência, outorgou o título de Doutor Honoris Causa a Luiz Inácio “Lula” da Silva. Não aceito ser bacharel por uma universidade que, por um lado, é tão rigorosa ao selecionar e diplomar seus alunos e, por outro lado, outorga alegremente o título de Doutor Honoris Causa a um indivíduo que ao longo de toda a sua vida pública tem demonstrado reiteradamente profundo desprezo pela educação formal.
Sem levar em conta aspectos éticos e políticos da história desse indivíduo, entendo que qualquer reitor de qualquer universidade que outorgar a ele qualquer título honorífico estará debochando de todos aqueles que concorreram a vagas, cursaram faculdades e se diplomaram nessa universidade. A Universidade Federal Fluminense praticou, sob a sua regência, um ato de vassalagem voluntária que denigre a história da universidade e diminui o mérito de todos que nela conquistaram algum título respeitando a educação formal e se dedicando ao estudo e à aquisição de conhecimento.
Autor: Geraldo Porci de Araújo. 30/05/2012.

terça-feira, 29 de maio de 2012

ESSA EU TINHA QUE COMPARTILHAR



Essa eu tinha que compartilhar. O que será isto, Doutor? Apareceu assim de repente! O senhor é político! Como adivinhou? É que depois da CPI da Cachoeira, tem muito político, com cu na  mão! Um jovem de nível acadêmico excelente candidatou-se à posição de gerente de uma grande empresa. Passou a primeira entrevista e o diretor fez a última, tomando a última decisão. O diretor descobriu, através do currículo, que as suas realizações acadêmicas eram excelentes em todo o percurso, desde o secundário até à pesquisa da pós-graduação e não havia um ano em que não tivesse pontuado com nota máxima.
O diretor perguntou, "Tiveste alguma bolsa na escola?" O jovem respondeu "nenhuma". O diretor perguntou, "Foi seu pai quem pagou as suas mensalidades?" O jovem respondeu, "O meu pai faleceu quando eu tinha apenas um ano, foi a minha mãe quem pagou as minhas mensalidades." O diretor perguntou, "Onde trabalha a sua mãe?" E o jovem respondeu: "A minha mãe lava roupa”. O diretor pediu que o jovem lhe mostrasse as suas mãos. O jovem mostrou um par de mãos macias e perfeitas.
O diretor perguntou, "Alguma vez ajudou sua mãe lavar as roupas?" - o jovem respondeu: "Nunca, a minha mãe sempre” eu estudasse e lesse mais livros. Além disso, a minha mãe lava a roupa mais depressa do que eu.  O diretor disse, "Eu tenho um pedido. Hoje, quando voltar, vá e limpe as mãos da sua mãe e depois venha ver-me amanhã de manhã."O jovem sentiu que a hipótese de obter o emprego era alta. Quando chegou, em casa, pediu feliz, à mãe que o deixasse limpar as suas mãos. A mãe achou! Estranho, estava feliz, mas com um misto de sentimentos e mostrou as suas mãos ao filho.
O jovem limpou lentamente as mãos da mãe. Uma lágrima escorreu-lhe enquanto o fazia. Era a primeira vez que reparava que as mãos da mãe estavam muito enrugadas e havia demasiadas contusões, nas suas, mãos. Algumas eram tão dolorosas que a mãe se queixava quando limpava com água. Esta era a primeira vez que o jovem percebia que este par de mãos que lavavam roupa todo o dia tinham-lhe pago as mensalidades.
As contusões nas mãos da mãe eram o preço a pagar pela sua graduação, excelência acadêmica e o seu futuro. Após acabar de limpar as mãos da mãe, o jovem silenciosamente lavou as restantes roupas pela sua mãe. Nessa noite, mãe e filho falaram por um longo tempo. Na manhã seguinte, o jovem foi ao gabinete do diretor.
O diretor percebeu as lágrimas nos olhos do jovem e perguntou, "Diz-me, o que fez e que aprendeu ontem em sua casa?" O jovem respondeu, "Eu limpei as mãos da minha mãe e ainda acabei de lavar as roupas que sobraram." O diretor pediu, "Por favor, diz-me o que sentiu!” O jovem disse “Primeiro, agora sei o que é dar valor”.
Sem a minha mãe, não haveria um eu com sucesso hoje. Segundo, dia de trabalhar! De ajudar a minha mãe! “Só agora que percebe” á dificuldade e dureza que é ter algo pronto. Em terceiro! Agora! Eu aprecio! E de uma, importância, de um valor! De  relação, familiar. O diretor disse, "Isto é o que eu procuro para um gerente” Eu quero recrutar alguém que saiba apreciar a ajuda dos outros, uma pessoa que conheça o sofrimento dos outros para terem as coisas feitas e uma pessoa que não coloque o dinheiro como o seu único objetivo na vida. Está contratado.
Mais tarde, este jovem trabalhou arduamente e recebeu o respeito dos seus subordinados. Todos os empregados trabalhavam diligentemente e como equipe. O desempenho da empresa melhorou tremendamente. Uma criança que foi protegida e teve habitualmente tudo o que quis se desenvolverá mentalmente e sempre se colocará em primeiro. Ignorar ará os esforços dos seus pais e quando começaram a trabalhar, assumirá que todas as pessoas o devem ouvir e quando se tornar gerente, nunca saberá o sofrimento dos seus empregados e sempre culpará os outros. Para este tipo de pessoas, que podem ser boas academicamente, podem ser bem sucedidas por um tempo, mas eventualmente não sentirão a sensação de objetivo atingido.
O Irão, resmungar, estar cheios de ódio e lutar por mais. Se, somos, esses tipos de pais, estamos realmente a mostrar amor ou estamos a destruir o nosso filho? Pode-se deixar seu filho viver numa grande casa, comer boas refeições, aprender piano e ver televisão num grande TV em plasma. Mas quando cortar a grama, por favor, deixe-o experiência isso. Depois da refeição, deixe-o lavar o seu prato juntamente com os seus irmãos e irmãs. Deixe-o guardar seus brinquedos e arrumar sua própria cama.
Isto não é porque não tem dinheiro para contratar uma empregada, mas porque o quer é amar e ensinar como deve de ser. Quer que ele entenda que não interessa o que ricos os seus pais são, pois um dia ele irá envelhecer, tal como a mãe daquele jovem. A coisa mais importante que os seus filhos devem entender é a apreciar o esforço e experiência da dificuldade e aprendizagem da habilidade de trabalhar com os outros para fazer as coisas. Quais são as pessoas que ficaram com mãos enroladas por mim? O valor de nossos pais. Um dos mais bonitos textos sobre educação familiar que já li. Leitura obrigatória para os pais e, principalmente, para os filhos. Copiado de quem! Não sabe: Difusão: Geraldo Porci de Araújo. 

segunda-feira, 21 de maio de 2012

POR ENQUANTO VAMOS ASSIM



Quem já passou pela porta que dá acesso às salas de embarque doméstico do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, sabe do que estou falando. Além daquela porta tudo se torna impreciso. Esfumam-se os compromissos, dissolvem-se as agendas, o futuro se faz incerto e a paciência é testada além das fronteiras da civilidade. Inevitavelmente me vêm à  mente, ao ingressar naquele círculo de horrores, a sentença que Dante Alighieri esculpiu nos umbrais do Inferno: "Abandonai toda esperança, vós que entrais".
Recentemente tocou-me estar ali. Meu voo deveria sair às 8 horas, mas somente consegui embarcar lá pelas 2 da tarde, após várias mudanças de sala de espera. Aliás, naquele aeroporto, coincidirem número de voo e portão de embarque é uma proeza irrealizável. De tempos em tempos a gente troca de sala de espera e com isso vai-se sabendo um pouco da vida de muito mais gente.
Pois bem! Enquanto uma funcionária da empresa aérea! Corria de sala em sala chamando, na base do grito, os passageiros de determinado voo (trata-se de um interessante sistema de aviso sonoro que elimina a fria impessoalidade metálica dos alto falantes) comentei alguma coisa com um vizinho de banco a respeito do caos reinante. Respondeu-me ele com uma fé inabalável buscada na sacristia de suas confianças cívicas: "Até a Copa de 2014 tudo estará solucionado".
Horas mais tarde, já embarcado, as palavras ainda ressoavam em minha mente. Até a Copa. Quando a Copa começar. Em 2014. Por enquanto vamos assim, mas em 2014... Percebi que esse mesmo ano integra o horizonte de todas as promessas eleitorais de 2010. Aqui no Rio Grande do Sul, os horas mais tarde, já embarcado, as palavras ainda ressoavam em minha mente. Até a Copa. Quando a Copa começar. Em 2014. Por enquanto vamos assim, mas em 2014... Percebi que esse mesmo ano integra o horizonte de todas as promessas eleitorais de 2010. Aqui no Rio Grande do Sul, os principais, temas suscitados na, campanha sucessória, do ano passado. Teve mais candente no discurso, oposicionistas que levou, ao poder, o candidato Tarso Genro, foram imediatamente, capitulado, para aquele ano, o ano da Copa, o término do mandato, o ano da graça de 2014. No plano federal, chega a ser surpreendente, que, as mesmas, pessoas, que acreditaram no discurso, de que tudo já estava resolvido. Em 2010, agora firmem convicção de que tudo estará resolvido em 2014.
Contaram-me sobre uma senhora que levou o filho pequeno para cirurgia de fimose num hospital credenciado junto ao SUS. Demorou tanto a marcação do procedimento que quando chamado, o paciente, já idoso, relatou um problema de próstata. Exagero, exagero. Mas tudo estará solucionado em breve. Dos gargalos do SUS à supremacia numérica, bélica e organizacional da bandidagem em relação às forças policiais. E a própria corrupção. Dizem que ela vai acabar graças ao fim dos sigilos e aos utilíssimos portais da transparência. Já pensaram? Um corrupto flagrado num portal desses? Que desprestígio para a categoria! É caso para expulsão do sindicato. Mas por enquanto vamos assim, sabendo que tudo estará resolvido até 2014, ano da Copa.
Autor: Percival Puggina (67) é arquiteto, empresário, escritor, titular do  articulista de Zero Hora e de dezenas de jornais e sites no país, autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia e Pombas e Gaviões. Difusão: Geraldo Porci de Araújo. 21/05/2012. 

SÓ PODE DAR NISSO AÍ



Retorno ao fato porque é de riqueza extraordinária. Quem assistiu os "Diários de Motocicleta" há de lembrar, da passagem de Che Guevara pelo leprosário de San Pablo, atendido por uma congregação de religiosas no meio da selva, às margens do Amazonas. E há de lembrar que para os sinistros efeitos do filme, Che é apresentado como um santo abrasado de amor aos enfermos, e as irmãs como um perverso corpo de autoridades locais. Pura mistificação! Após duas semanas fazendo travessuras por ali enquanto superava uma crise de asma, Che bateu asas e foi fazer seu turismo revolucionário noutra freguesia. Quanto às irmãs, tão maltratadas pelo filme, continuaram vida afora, enfiadas no mato, cuidando dos leprosos. Eis Retorno ao fato porque é de riqueza extraordinária. Quem assistiu "Diário,  Motocicleta"? Há de lembrar, da passagem de Che Guevara pelo leprosário de San Pablo, atendido por uma congregação de religiosas no meio da selva, às margens do Amazonas. E há de lembrar que para os sinistros efeitos do filme, Che é apresentado como um santo abrasado de amor aos enfermos, e as irmãs como um perverso corpo de autoridades locais. Pura mistificação! Após duas semanas fazendo travessuras por ali enquanto superava uma crise de asma, Che bateu asas e foi fazer seu turismo revolucionário noutra freguesia. Quanto às irmãs, tão maltratadas pelo filme, por continuaram, vida afora, enfiadas no mato, cuidando dos leprosos. Eis um bem torneado exemplo da diferença entre o verdadeiro amor ao próximo e a fantasia que empresta ao marxismo e ao comunismo o brilho vulgar das lantejoulas. Para o cineasta Walter Salles as religiosas eram megeras e Guevara um anjo de bondade.
Retorno ao fato porque é de riqueza extraordinária. Quem assistiu á "Diário de Motocicleta" há de lembrar, da passagem de Che Guevara pelo leprosário de San Pablo, atendido por uma congregação de religiosas no meio da selva, às margens do Amazonas. E há de lembrar que para os sinistros efeitos do filme, Che é apresentado como um santo abrasado de amor aos enfermos, e as irmãs como um perverso corpo de autoridades locais. Pura mistificação! Após duas semanas fazendo travessuras por ali enquanto superava uma crise de asma, Che bateu asas e foi fazer seu turismo revolucionário noutra freguesia.
Quanto às irmãs, tão maltratadas pelo filme,  continuaram vida afora, enfiadas no mato, cuidando dos leprosos. Eis um bem torneado exemplo da diferença entre o verdadeiro amor ao próximo e a fantasia que empresta ao marxismo e ao comunismo, o brilho vulgar das lantejoulas. Para o cineasta Walter Salles as religiosas eram megeras, e Guevara um anjo de bondade.
Tem sido cada vez mais recorrente a publicação de artigos sobre Educação. Junto me, então, a administradores, economistas, empresários, filósofos que enveredaram por essa pauta. Vou enfocá-la sob um aspecto que - não se surpreenda leitor - tem muito a ver com o filme abordado acima. Aliás, são tão recorrentes as reflexões sobre o tema da Educação por profissionais das mais variadas especialidades, que o fato já despertou reações adversas, contestando a concessão de espaço para quem não é do ramo. Os não, educadores seriam meros palpiteiros. Mas convenhamos, é muito difícil ficar calado diante do que se vê.
Retorno ao fato porque é de riqueza extraordinária. Quem assistiu o "Diário de Motocicleta" há de lembrar, da passagem de Che Guevara pelo leprosário de San Pablo, atendido por uma congregação de religiosas no meio da selva, às margens do Amazonas. E há de lembrar que para os sinistros efeitos do filme, Che é apresentado como um santo abrasado de amor aos enfermos, e as irmãs como um perverso corpo de autoridades locais.
Pura mistificação! Após duas semanas fazendo travessuras por ali enquanto superava uma crise de asma, Che bateu asas e foi fazer seu turismo revolucionário noutra freguesia. Quanto às irmãs, tão maltratadas pelo filme, continuaram vida afora, enfiadas no mato, cuidando dos leprosos. Eis um bem torneado exemplo da diferença entre o verdadeiro amor ao próximo e a fantasia que empresta ao marxismo e ao comunismo, o brilho vulgar das lantejoulas. Para o cineasta Walter Salles as religiosas eram megeras e Guevara um anjo de bondade. Imagine um brasileiro que percorra do primeiro ao último degrau o sistema de ensino do país. Qual a corrente filosófica a que mais esteve submetido durante todo esse período, ainda que haja trocado de escola, de cidade e de Estado, em cada trecho do percurso escolar? Pois é. Marxismo.
É analisado o marxista, que crítica, o marxismo, e a economia do marxista, visão marxista da história, teologia da libertação, pedagogia do excluído e, como lastro para o materialismo histórico, camadas maciças de maledicência sobre o cristianismo. Esse marxismo de polígrafo escolar tem a profundidade de um pires. Os que o lambem como tema de casa são incapazes de escrever uma lauda a respeito, mas saem do colégio, prontinhos para ler a vida com os olhos que lhes deram. Assistem "Diários de Motocicleta" e concluem: no peito de Che batia um coração de mártir; já o coração daquelas beatas do leprosário não se abria nem com formão e martelo.
Só escapam dessa linha de montagem, que inclui a maioria dos estabelecimentos de ensino confessionais, os poucos estudantes que recebem em casa, ou de algum professor achado por pura sorte no meio do caminho, dose suficiente de antídoto para enfrentar o que lhes é ministrado ao longo dos cursos. Se mesmo nos bons educandários, deixa-se de lado a sã filosofia e se depreciam os grandes valores que inspiraram e inspiram a imensa maioria dos melhores vultos da humanidade, pergunto: como esperar das elites brasileiras que junto a esses estabelecimentos buscam formação, coisa melhor do que isso que vemos por aí? Quando parece muito normal que o governo contrate um grupo para escrever o passado (Walter Salles faria excelente documentário sobre a comissão), a temática educacional há de ser, sim, motivo de grave preocupação para quem reflita sobre o futuro do país.
Autor: Percival Puggina. Zero Hora, 20/05/2012. Difusão: Geraldo  Porci de Araújo. 

domingo, 20 de maio de 2012

NÃO PRECISA EXPLICAR



Usando as palavras do macaco Sócrates no extinto programa humorístico Planeta dos homens: ...Eu só queria entender. No infinito conjunto das diferenças que permitem tornar distinguíveis entre si bilhões e bilhões de pessoas só há uma coisa em que todas são rigorosamente iguais - a dignidade natural. Da rainha Elizabeth ao selvagem txucarramãe, todo ser humano, é portador da mesma eminente dignidade. Desse ensinamento, nascido da tradição judaico-cristã, derivou o que de melhor se pode colher no pensamento ocidental para inspirar a busca da harmonia em meio às diversidades. Constatar que as diversidades, existem, a reconhecer méritos de deméritos, sem alguns, dos inúmeros atos cotidianos que podem implicar diferenciação e discernimento sem, contudo, representarem agressão a alguém. Mas nem sempre é assim.
Todos já presenciamos discriminações ofensivas à dignidade humana em virtude, por exemplo, de pobreza, raça, defeitos físicos, deficiências mentais, sexo e inclinação sexual, religião, posição social. Quem barra o negro por ser negro, segrega, o índio por ser índio, vira as costas ao pobre por ser pobre, ridiculariza o feio, por que, ser feio, e abandona; no enfermo, por ser enfermo, impede o crente de se manifestar por ser crente, ou agride o homossexual por ser homossexual, comete transgressão que pode, conforme o caso, caracterizar delito sujeito às penas da lei. São muitas as formas em que se manifesta essa discriminação viciosa, quando não criminosa. Em todos os casos, quem resulta afrontada é a pessoa humana em sua dignidade, em sua integridade e em seus direitos. Ponto. Submeter alguém a trabalho escravo, por exemplo, é ofensa à dignidade de um ser humano e não a um ser humano branco, ou negro, ou pobre, ou mestiço. Essa ideia de classificar as pessoas segundo o que as distingue é coisa de marxista. E leva à clássica simplificação a que chegam os totalitarismos nos quais as pessoas ou são companheiras ou são inimigas.
Um dos resultados dessa reclassificação da humanidade por classe, gênero, ordem, espécie, como se fôssemos insetos, leva aos atuais absurdos. Determinados grupos sociais que se têm como objetos de discriminação, passam a exigir agravamento de penas para os delitos praticados contra indivíduos do respectivo grupo ou subgrupo e/ou reclamam tratamento privilegiado em determinadas circunstâncias do cotidiano social. Denominam a isso de discriminação positiva. Tal expressão e as respectivas práticas nasceram nos Estados Unidos com o nome de "positive discrimination", recentemente substituído por "afirmativa action" como forma de contornar o peso negativo da palavra discriminação que é inerente a essas políticas. É como se os respectivos indivíduos e grupos emergissem para um esta mento social superior ao dos demais, catapultados por presumíveis créditos coletivos.
São ideias que me vêm à cabeça quando vejo, por exemplo, um advogado de 35 anos sendo indenizado por ter nascido em Londres. E o que é pior: recebendo a indenização. Esse rapaz era neto de um fazendeiro riquíssimo, chamado João Belchior Marques Goulart. Na condição de descendente de um avô exilado, passou pelo terrível constrangimento de nascer e viver alguns anos na Europa. Querem outro exemplo? Duas colegas e amigas, egressas do mesmo curso superior, prestam concurso público. Uma é branca e a outra, negra. Durante as provas, amigas que são, acompanham os respectivos desempenhos. A moça branca sai-se melhor. No entanto, a amiga, que se inscreveu como cotista, conseguiu aprovação e nomeação, ao passo que a outra, embora com melhores notas, ficou de fora. Não se tratava, aqui, de franquear a alguém o ingresso num curso universitário alargando-lhe a porta do vestibular. O que também seria abusivo. Não. Ambas já haviam superado essa fase. Ambas portavam idêntico diploma do mesmo curso superior. A que foi aprovada no concurso não obteve sucesso pela produtividade intelectual, mas pela produtividade de melanina.
Não existe melhor maneira de uma sociedade enredar-se num novelo de injustiças e contradições do que desconhecer a igual dignidade de todos os seus membros.
Autor: Percival Puggina (67) é arquiteto, empresário, escritor, titular do site www.puggina.org, articulista de Zero Hora e de dezenas de jornais e sites no país, autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia e Pombas e Gaviões.
Difusão: Geraldo Porci de Araújo. 

domingo, 13 de maio de 2012

ASSALTOS A BANCOS



Quando surgiu o primeiro ataque nos caixas do Banco do Brasil, em 7 de dezembro 2006 aconteceu em Uberaba. Como foi o primeiro. Deu para ser visto que os assaltantes tem quem os instruem e quem fornece os materiais aos atacantes. Quem dá ás instruções aos bandidos, também fornecem para destruir os caixas eletrônicos dos Bancos, em todo o Brasil, com os materiais que são: maçaricos, dinamite para destruir os Caixas destinados: para atacar também usam ferramentas, os instrumentos, adequados como: alavancas, alicates e bomba de dinamites. Agora estão munidos, com um aparelho, sofisticados de ferro, quadrados, como se fosse um tubo quadrado de ferro um furo para colocar dentro, pólvora para explodir o deposito, onde ficam os dinheiros.
Do Banco de Brasil, para frente já destruíram quase, em todo o Brasil, sem nenhum, escrúpulos, e sem pena de matar alguém. Pode ser que em qualquer lugar, e em qualquer Banco. Foram 6 anos de pesquisas, aos países citados como “exemplos” na
redução das armas de fogo são raramente usadas para resistir aos Assaltos.
Exemplo colhido nos noticiários de todos os dias: O presidente da Caixa.
Soube manejar bem uma arma de fogo que só é útil para evitar-se que ela seja útil. Dinâmica, fossem deixadas em paredes abandonadas.
Os
moradores se sentem inseguros com a situação. De tantas greves, consequências
para a distribuição de energia à população do todo estado.
 Quem foi participar da competição. Mulher é baleada durante as a
tividades de assalto. Gostaria de saber se tem dupla
tentativa de arrombar caixa eletronico do Banco em todo o Brasil com dinamite. Pelo
grande transtorno que nos causou, esperávamos que os assaltantes, fossem responder pelo os atos praticados.
Queen vai tomar as providências necessárias para evitar mais recolhimento e destruição? 5 de Outubro de 2009, até agora, tudo o que se disse a respeito do ministério Público, nada fez que deveria tomar conta e não apenas ouvir. Eu
admiro todos que tiveram a coragem de partir para a luta. Para proteger o seu
país, quem esta apropriando estão preparando estrutura montada, sabendo que o “terrorismo” praticado
sobre assaltos a bancos, recebem parabéns. Para favorecer, vocês terão que conseguirem um sistema de defesa. Desde a década de 70. A 25 de dezembro, de 2006. Promove-se aqui um massacre.
Desde a horrível, da horrível data tivemos de
deixar de tomar um simples sorvete à noite na orla por medo de ser
assaltado! Lanço aqui um desafio, a todos que amam esse paraíso, que é o Brasil: Que quer evitar os
transtornos e que fizesse uma mudança radical dessas únicas, sacanagem. Os parlamentares se enganam ao afirmar que o esforço para buscar, o Sendo
assim, os líderes de todos os partidos que compõem a base aliada do Governo
 é bandeira permanente das Bancadas de oposição na Assembleia, sem
controle. Conselhos Tutelares sem saber o que fazer para o país? Nada. Os bandidos no
assalto que ocorreu às agências do Banco do Brasil e Bradesco, e
passa para outros, quase todos so Bancos estão sendo atacados, sabes por quê? Porque, os Judiciários não os condenam! Não adianta os policiais prende e a justiça solta os bandidos.    
Segundo as notícias os ataques a Bancos, foi um protesto contra as tentativas de aumentos. Em Fortaleza, no
Ceará, entre 6 e 7 de agosto de 2005. O fato foi percebido no início de 2005. Pelo o que perece, é so o Brasil que está sendo atacados, por falta de ações da justiça que pares, que são amigos dos Judiciários por bandidos atacantes de Bancos. Em outros países não há noticias de ataques a Bancos. E não se sabe se ouve ataques a Bancos estrangeiros, divido as ações da justiça que condena os atacantes, o que se sabe é que não há ataques a Bancos. Acordam brasileiros.  Há um grupo de brasileiros e estrangeiros querendo transformar o Brasil, em um país comunismo, um sistema que não dá liberdade á população. E não deixa a população juntar dinheiro, quem junta dinheiro são os dirigentes dos pais Comunistas. E os comunistas que visitam para outros países são pagos para isso, por serem do grupo.  Autor: Geraldo Porci de Araújo. 14/05/2012.

VOTOS OBRIGATÓRIOS – É ENGANO A SOCIEDADE



Abrem os olhos! Eleitores. Ai vem, políticos, de todas, qualidades, vem os políticos honestos, vem os políticos desonestos e querem que os eleitores votem, para serem associados em caso descobertos que os combina com as suas atividades, dadas pelas comunidades. Como está sempre aparecendo, e prejudicando a população, que deu as oportunidades, sem saber que esta sendo prejudicados. Se, presta, ou não presta.
So votar em quem conhece! Por está contribuindo com o seu voto a quem não conhece! Por isso que devemos votar em quem conhecemos. Mesmo que não são conhecidos, pela comunidade, para isso presta atenção das suas promessas! Sem escolha com as suas intenções.           
Inicio minha coletânea de artigos sobre o tema.
                 “VOTO OBRIGATÓRIO", traduzindo link do site da CIA (Central Inteligência Agencia), dos EUA, que publica quais países que adotam voto facultativo, e quais adotam o voto obrigatório.
Dos 232 países do planeta, reconhecido pela CIA: Sistema misto (facultativo, obrigatório, apenas p/ presidente): (Áustria; Países não adotam eleições) 205 adotam VOTO FACULTATIVO (todos do G8: EUA, Canadá, UK, etc.);  24 adotam
VOTO OBRIGATÓRIO (13 na América Latina: Argentina, Brasil, etc.); 1 adota sistema misto (facultativo, obrigatório, apenas p/ presidente): Áustria; 2 países não adotam eleições.
 Este fato (que demonstra que praticamente todos os países desenvolvidos adotam voto facultativo) são um dos mais irrefutáveis argumentos a favor da abolição do voto obrigatório e instituição do voto facultativo no Brasil e noutros países do planeta. A seguir, traduzo a tabela da CIA:
VOTO FACULTATIVO = 205 países (praticamente todos os desenvolvidos do planeta, todos do G8): EUA; Canadá; Alemanha; Reino Unido; França; Itália; Japão; Rússia; (G-8): Israel; Finlândia; Espanha; Portugal; Suécia; Suíça; Irlanda; Dinamarca; Noruega; Países Baixos; (foi obrigatório entre 1917-1967); Mônaco; Polônia; Vaticano; (Santa Sé, em tradução); Coréia; Hong Kong; Nova Zelândia; Romênia; Hungria; Croácia; Turquia; Tunísia; Índia; Cuba; África do Sul; China; (eleições só em vilas, iniciadas em 1978); Ilhas Caimã; Afeganistão; Irã; Iraque; Arábia Saudita; (monarquia); Venezuela; (foi obrigatório).
VOTO OBRIGATÓRIO (“compulsório vota”) = 24 países (sendo 13 na América Latina): Argentina; Austrália; Bélgica; Bolívia; Brasil; Chile; Congo; (Rep. Democrática do Congo); Costa Rica; Equador; Egito; Grécia; Honduras; Líbano; Líbia; Luxemburgo; México; Nauru; Panamá; Paraguai; Peru; Rep. Dominicana; Singapura; Uruguai; e Tailândia.
VOTO MISTO (obrigatório para presidente, e facultativo para demais cargos): 1 país da (Áustria).
SEM ELEIÇÕES (“nome”) = 2 países: Emirados Árabes Unidos; e Saara Ocidental.
No Chile, o registro eleitoral é livre. Porém, o voto é obrigatório para os eleitores que se alistaram. Ao meu entender, este sistema é uma incoerência.
No México, embora a Constituição estabeleça o voto obrigatório, não há punições para os eleitores que não votam. No site da CIA, sobre eleições no México consta: “compulsorio but not enforced” ("obrigatório, mas não forçado”). Link da CIA (com os dados acima)
Blog com tabela da CIA traduzida completa, e com mais comentários: Eleitores! Fica experto! Sabem quando os atacantes de assaltos a Bancos apareceram? Foi de 2004 para cá; quando os brasileiros esperava ter um país sossegado; mas não temos. Estamos sempre a espera que os dirigentes do nosso pais, fosse um país com quem podemos ficar contentes.
Pesquisa: Autor Gerado Porci de Araújo. 13/05/2012.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

ELEIÇÕES DE 2012



As corrupções, antiéticos, falastrões, trambiqueiros, e desonestos, vai complicar as eleições deste ano. Para não complicar. A maioria dos políticos; são aliados, dos desonestos deve complicar os que não são desonestos.       
O meu objetivo é de estar de olho, nos desonestos, para ver se os eleitores; estão refletindo, sobre os nossos políticos e, se as considerações estão sendo  equivocada, com relações dos políticos, quando o eleitor esta de acordo com a ficha limpa, que pede vir ás  dignidades das  reformas, e como estão agindo  para não votar em político desonesto.
O que implica é a exigências, para os seres humanos ser obrigado a votar, caso não vote, receberão multas e ate detenções. Essa exigência, de serem obrigados a votar as pessoas de 18 anos para cima, ou seja, de ate 70 anos. Estão querendo que os jovens a partir dos dezesseis anos também votem. Sabes por quê? Porque são inocentes. Estou tentando circular esta corrente, com o objetivo de fazer com que as cabeças de quem quer que a Lei da ficha limpa seja;  uma grande figura e que sirva de direitos e normas.
Para a população possa poder contar. Contar com um refletir sobre o que, as nossas políticas que, nem sinto com a consideração equivocada, digna de negar o meu voto. E também de muitos eleitores.  E mais uma da Presidente Dilma. Que esta segundo a direção do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso; que reduziu e estagnou os salários dos brasileiros, que ate hoje não mais tiverem como desenvolverem.
So uma correção! Não aumentou os ladrões. Como aconteceu de 2004, para Ca que aumentou a bandidagens. Os assassinatos, e também os ladrões, os maus políticos. Em ano de eleição. O STF deu mais uma prova de que a justiça discrimina. Se duvidar, pergunte nas ruas. No subsolo do Brasil, nas senzalas do século 21, quem não faz discriminações, raciais ou sociais, leitor! É a injustiça, praticada contra a população, pelos falsos defensores dos trabalhadores, rurais! Mesmo sedo amparados pelos proprietários, das áreas de produções.  
   Os discriminadores das populações. São os políticos, para angariar votos, dividiram as qualidades de pessoas: Brancos, Pretos e Pardos, esqueceram que todos são irmãos por terem vindo no mudo por Deus! E foi os políticos que colocou os na miséria, e nas discriminaçôs de cores e com as separações de cores. Porque as ocupações, das áreas do mesmo ensino público de péssima qualidade, abandonado pelo caminho de milhões de crianças, analfabetas funcionários, que ficam sem o molde da chave que abriria a porta dos salários dignos e dos méritos acadêmicos.
Nem cabe para experiências pedagógicas tão fajutas e quanto ideológicas e renitentes. Acho curioso o modo como por vezes são levados os debates. Mas se disser qualquer coisa sobre  miséria, cubana o totalitarismo e a opressão que pesa sobre a tremenda azar! A História de Cuba que não consegue apresentar o futuro para a sociedade. Entenderam Junto à intelectualidade brasileira, falar mal do comunismo. Por que não tem uma economia de empresa compatível, com a democracia.
 Promove a liberdade dos indivíduos e a criatividade humana. Nem se quer, produziu uma medíocre economia que possa ser exibido sem passar vergonha. Quanto ao sistema econômico que ficou conhecido como capitalismo (que não é sistema político nem ideologia), eu afirmo que seu maior erro foi aceitar conviver com uma designação deplorável.
 O Brasil vem sendo governado por socialistas e comunistas há mais de uma década. Embora não ocultem, no plano da política, as intenções totalitárias que caracterizam sua trajetória, num sentido geral vêm respeitando os fundamentos do sistema econômico no qual ainda engatinhamos. E, que muito nos desagrada, vão extraindo dividendo político com seus resultados. Mas procedem com indisfarçável esquizofrenia.
Agem de um modo, falam de outro e vão enganando os bobos. O horário político é o único momento, em que os ladrões ficam em cadeia nacional. Autor: Geraldo Porci de Araújo. 08/05/2012.

SEMPRE ENGANANDO OS BOBOS



Acho curioso o modo como por vezes são levados os debates. Se eu criticar os Estados Unidos pela guerra no Iraque ou pelo que acontece na prisão de Guantánamo, ninguém na face da terra vai me cobrar uma crítica ao regime cubano. Ninguém. Todos aceitarão que exerço um direito natural de opinião. Mas se disser qualquer coisa sobre a miséria, o totalitarismo e a opressão que pesa sobre a sociedade cubana imediatamente se forma fila para cobrar posição sobre abusos praticados pelos EUA. Entenderam? Junto à intelectualidade brasileira, para falar mal do comunismo tem que pagar pedágio.
Será o comunismo, como proclamam uma utopia, uma ideia generosa? Seus 100 milhões de cadáveres devem ficar se revirando na cova. Foi um ideal alheio que lhes custou bem caro! Infelizmente mal conduzido, amenizam alguns companheiros. Que tremendo azar! Uma ideia tão generosa e não produziu um caso medíocre que possa ser exibido sem passar vergonha. Durante um século varreu com totalitarismos boa parte da Ásia e da África, criou revoluções na América Ibérica, instalou-se em Cuba e não consegue apresentar à História um único, solitário e singular estadista. Que falta de sorte! Tão generoso, tão ideal, tão utópico, e nenhuma coisa parecida como democracia para botar no currículo. E há quem creia que ainda pode dar certo.
Quanto ao sistema econômico que ficou conhecido como capitalismo (que não é sistema político nem ideologia), eu afirmo que seu maior erro foi aceitar conviver com uma designação deplorável. Contudo, chamem-no assim, se quiserem, embora, a exemplo de João Paulo II, eu prefira denominá-lo "economia de empresa". Suas vantagens sobre um modelo de economia centralizada, estatizada, são irrefutáveis na teoria e certificadas pela prática dos povos. É um sistema que não foi concebido por qualquer intelectual. É um sistema em construção na história, muito compatível, também por isso, com a democracia. Promove a liberdade dos indivíduos e a criatividade humana. Reconhece a importância do mercado. A maior parte dos países que adotam esse sistema atribui ao Estado, em sua política e em seu ordenamento jurídico, a tarefa de zelar pelo respeito às regras do jogo em proteção ao bem comum. Aliás, quem quiser organizar as coisas desconhecendo a autonomia do econômico, submetendo-o a determinações que contrariem o que é da natureza dessa atividade (lembram, dos tabelamentos de preços?) vai se dar mal. Vai gerar escassez, câmbio negro, fome. Digam o que disserem os arautos do fracasso do sistema de economia de empresa em vista da crise que afeta alguns países, os embaraços deste momento só se resolverão com atividade empresarial, comércio, pessoas comprando, indústrias produzindo, pesquisa e investimento gerando, expandindo e multiplicando a atividade produtiva.
Outro dia, nas redes sociais, alguém acusou o capitalismo de haver matado milhões. E não deixava por menos. Dezenas de milhões! O sistema? Onde? O capitalismo pode não resolver muitos casos de pobreza. Mas essa pobreza sempre terá sido endêmica, cultural, estrutural, de causa política. Não se conhecem sociedades abastadas que tenham empobrecido com as liberdades econômicas.
Tampouco confundamos economia livre, de empresa, com colonialismo ou mercantilismo. Qualquer economia que queira prosperar e realizar desenvolvimento social sustentável vai precisar do empreendedorismo dos empreendedores, da geração de riqueza e de renda, e de coisas tão desejáveis quatro o produção de consumo compra e venda lucro, salário e poupança interna.
Quem quiser atraso vá visitar os países que ainda convivem com economias centralizadas: Coreia do Norte e Cuba, onde só o armamento da polícia e das forças armadas não é sucata. Ali se planta com a mão e se mata lagarta com o pé. E o povo vive da mão para a boca, prisioneiro do "ideal" generoso que alguns insistem em impingir aos demais.
O Brasil vem sendo governado por socialistas e comunistas há mais de uma década. Embora não ocultem, no plano da política, as intenções totalitárias que caracterizam sua trajetória, num sentido geral vêm respeitando os fundamentos do sistema econômico no qual ainda engatinhamos. E, algo que muito os agrada, vão extraindo dividendo político de seus resultados. Mas procedem com indisfarçável esquizofrenia. Agem de um modo, falam de outro e vão enganando os bobos.
Autor: Percival Puggina (67) é arquiteto, empresário, escritor, titular do site www.puggina.org, articulista de Zero Hora e de dezenas de jornais e sites no país, autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia e Pombas e Gaviões.
Difusão: Geraldo Porci de Araújo. 07/05/2012

SAPATO 42 PARA PÉ 37



Gosto de analogias. E foi essa que me ocorreu quando li, em ZH, que sobram vagas para cotistas na UFRGS. Pode? No Brasil pode. Calça e sai andando. Aliás, com as tais de cotas, criou-se uma inadequação nas duas pontas do fio em que se enreda e desequilibra a sociedade brasileira.
Quem assistisse às sessões nas quais o STF se manifestou pela constitucionalidade das cotas no vestibular da UnB poderia imaginar que a Lei Áurea; decorridos 124 anos, ganhava um upgrade decisivo e definitivo. Era como se a desigualdade social causada pelos séculos de escravidão estivesse sendo resolvida por dez homens e uma sentença. Não, não estou exagerando.
Quem exagerou na retórica e na cena foram os ministros. Com a adoção de cotas, reiteradamente proclamada como transitória para não ser inconstitucional (palavras dos próprios, seguindo o relator), servia-se, enfim, "justice social à La suprême" no cardápio da universidade brasileira. Tudo provisório porque, graças a essa breve degustação, o Brasil logo apresentaria ao mundo uma fisionomia mais simétrica.
Não fosse provisório, seria inconstitucional, claro... Retórica de fancaria, enganosa, mas ao gosto da tese e da turma. É bom que saibamos: hoje, constitucional é o que a maioria do STF tem por justo.
Ou por necessário. Ou por conveniente. Ou por correspondente ao clamor das ruas. Ou por imperioso ensinar às ruas. A escolha de qualquer desses critérios depende do caso e da opção de cada ministro. Basta, depois, para explicar o inexplicável, pinçar os dóceis princípios constitucionais e manipulá-los como massinha de moldar.
Não subestimem a situação aplicando-lhe certas ideias que andam por aí a respeito de insegurança jurídica. A coisa é bem mais grave. Querem uma evidência? Os canais de tevê das duas casas do Congresso perdem audiência. É no canal do STF que acontece a real action, onde estão ás novas celebridades, e onde as grandes questões se decidem.
Que parlamento, que nada! E não esqueçam: o sistema de indicação dos ministros do Supremo foi concebido quando a reeleição presidencial era vedada. Em tese, a cada quatro anos mudariam os critérios de escolha. Hoje, oito dos onze membros da corte foram recrutados pela corrente política que encilhou o poder há mais de uma década.
 Por outro lado, enquanto sobra sapato na ponta da universidade, a ponta do ensino fundamental anda de pé no chão. Para cada beneficiário de cotas raciais em atos de formatura do Ensino Superior, centenas de crianças com produção de melanina semelhante à do formando estão recebendo uma educação inicial de péssima qualidade. É equivocado afirmar que se cristalizam assim as injustiças sociais.
Assim elas se reproduzem! Multiplicam-se, celeremente, na falta de planejamento familiar e numa realidade socioeducacional que só é vista de julho a setembro, em ano de eleição. O STF deu mais uma prova de que a justiça discrimina. Se duvidar, pergunte às ruas. No subsolo do Brasil, nas senzalas do século 21, quem não faz discriminações, raciais ou sociais, leitor, é a injustiça.
Ali, brancos, pretos e pardos são irmãos na miséria. Porque ocupam a franja do tecido social dispõem, do mesmo ensino público de péssima qualidade, abandonado pelo caminho por milhões de crianças, analfabetas funcionais, que ficam sem o molde da chave que abriria a porta dos salários dignos e dos méritos acadêmicos. Não fosse bastante, ainda serviram como cobaias para experiências pedagógicas tão fajutas e ruinosas quanto ideológicas e renitentes. Zero Hora, 06/05/2012. Autor: Percival Puggina. Difusão: Geraldo Porci de Araújo. 07/05/2012. 

quinta-feira, 3 de maio de 2012

AS MÃOS DOS MINISTROS-CONSTITUINTES



Assisti a boa parte das sessões em que o STF deliberou sobre a adoção de quotas raciais para ingresso nas universidades públicas. Praticamente todos os votos foram ornados com líricas declarações de amor à justiça pela igualdade. Estavam dispostos a servi-la às mancheias. O ministro Foi, por exemplo, não falava. As palavras lhe gotejavam como favos de mel enquanto o versejador Ayres Britto ralava os cotovelos na quina da mesa. Joaquim Barbosa cedeu á cadeira a Castro Alves e quedou-se em pé, atrás, feliz por "estar ali, nest'hora, sentindo deste painel a majestade". 
A ministra Rosa Maria, tecendo frases como quem bordasse sobre tela, assentou "que a ação tinha de ser julgada à luz da Constituição, que consagra o repúdio ao racismo e o direito universal à educação". Foi um alívio, àquelas alturas, ficar sabendo que a ação seria julgada à luz da Constituição porque eu já desconfiava de que os votos estavam sendo iluminados pelos estatutos de algum movimento racial. Contudo, ficaram a quilômetros das ponderações da ministra as inevitáveis decorrências do voto que deu: doravante incorrerá em racismo e afrontará o direito universal à Educação toda universidade, pública ou privada, toda feira do livro, todo prêmio literário, que não prover as tais cotas. Marco Aurélio, por pouco, muito pouco, não disse que a  adoção de quotas raciais se justifica porque o Estado é laico.
Privada, toda feira do livro, todo prêmio literário, que não prover as tais cotas. Marco Aurélio, por pouco, muito pouco, não disse que a  adoção de quotas raciais se justifica porque o Estado é laico.
Levandowski, o ministro-relator, foi saudado como a princesa Isabel da sessão. Só não lhe deram tapete vermelho e damas de companhia porque não ficaria bem. Mas sua imensa contribuição para a justiça racial no Brasil o fará ombrear, na história, com a filha de D. Pedro II. Ao lado da Lei Áurea, haverá de estar, para sempre, o Voto Diamantino que relatou à corte. O ministro, contudo, tinha um problema. Havia um preceito, na Constituição, segundo o qual ninguém pode ser discriminado por motivos de cor, etc.. E era demasiado óbvio que o regime de cotas raciais feria essa prescrição ao criar exceções ao mérito como critério seletivo. A arguição de inconstitucionalidade do regime de cotas alegava que os positivamente discriminados ingressam na universidade com nota inferior à obtida por aqueles que, negativamente discriminados, ficam de fora apesar de haverem obtido nota superior. Como sai se, dessa encrenca o ministro? A possibilidade da discriminação positiva não poderia ser permanente, disse ele. Não poderia ser uma porta aberta para a eternidade. Precisaria valer apenas enquanto necessária. Só por uns tempos. Caso contrário, ocorreria a inconstitucionalidade. Capice? Enxuguemos, pois as consequências, provisoriamente, através dos séculos, enquanto permanece aberta, a montante, lá no bê-á-bá do sistema público de ensino, a torneira das causas. Mas quem se importa?
 De jeitinho em jeitinho, vai-se a Constituição para o brejo, a segurança jurídica para o espaço e o Poder Legislativo para o outro lado da praça. Se o Congresso se omite em legislar, andam dizendo os ministros constituintes, o STF precisa agir subsidiariamente.  
Esquecem-se, de um dado da dinâmica parlamentar: quando o Congresso não delibera é porque não há entendimento sobre a matéria. E isso é absolutamente normal, significando que o parlamento, provisoriamente, decidiu não decidir.
 Aliás, a ideia de que o Estado precisa emitir leis sobre tudo e sobre todos é irmã do totalitarismo. Quando, nas normas que conduzem qualquer organização humana - do estatuto do clube à constituição nacional - se pretende criar exceções ou regulamentar-detalhes, produz-se uma balbúrdia com efeito contrário ao pretendido. Em vez de esclarecer, confunde-se cada vez mais. Por favor! Menos leis, mais liberdade.
Autor: Percival Puggina (67) é arquiteto, empresário, escritor, titular do site www.puggina.org, articulista de Zero Hora e de dezenas de jornais e sites no país, autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia e Pombas e Gaviões.
Difusão Geraldo Porci de Araújo. 30/04/2012.