quarta-feira, 22 de abril de 2009

TRABALHO DIRIGIDO

T-000014/TRABALHO DIRIGIDO
FONTE: ENCICLOPÉDIA BARSA.
ESCOLA ARCÁDICA. PORTUGAL EM 1.756 A 1.825.
TRABALHO, DIRIGIDO PELO PROFESSOR FLAVIO WARKEN,
O COLÉGIO COMERCIAL ESTADUAL “Antonio de Castro Alves”
E a equipe em epigrafe.
Apesar de Portugal, está, atrasado vários anos, tocantes aos movimentos ideológicos procurou acompanhar os movimentos de caráter social que dominavam o espírito europeu.
O espírito religioso e medieval que predominavam nas escolas portuguesas é banido com presença de Verney (Luís Antonio de Verney de 1.718 a 1.792. Propõe a reforma geral do ensino superior em Portugal, tendo por base as idéias iluministas).
ILUMINISMO: doutrina que pregava a hegemonia da razão, atribuindo-lhe poderes excepcionais para a análise e explicação da realidade espiritual, (propendendo para o ceticismo religioso).
O ensino vai-se lecionando á medida que os jesuítas vão sendo expulsos. As idéias novas vão-se aninhando nas escolas que recebem com entusiasmo o impulso vivificador de que tanto careciam os portugueses.
Ao Marques de Pombal se deve grande parte do movimento iluminista que se processa na Península. Como Ministro de D. José I, toma uma série de medidas que beneficiam o desenvolvimento cultural, já preparado para aceitar a corrente literária, que havia de marcar a presença de Portugal perante os países europeus. A concentração de professores estrangeiros para as faculdades sacode a vida universitária, Lusitana. A queda de Pombal constitui-se num desastre para o ensino, que voltou a ser dirigido por um grupo de homens retrógrados quanto ao movimento cultural, que crescia e conquistava os mais evoluídos.
Cresce assustadoramente o movimento contra a escola Barroca que, da há muito, vinha sendo combatida.
O ano de 1.756, assiste à fundação da Arcádia Lusitana ou Ulissiponense. Os sócios usavam um lírio com distintivo e estavam sob a proteção da Virgem Maria. Tinha por divisa o Dístico: (Inutília Truncant) como que mostrando o desejo de repudiar “as coisas inúteis” da literatura barroca.

OBJETIVO DA ARCÁDIA
1 – Reformular os princípios estéticos e formar uma escola que fosse capaz de produzir boa poesia para os jovens estudantes.
2 – Este centro também de cultura poética também se interessou pela prosa, como demonstra a narrativa do padre Teodoro de Almeida.
3 – o teatro também foi outro setor que não deixou de merecer a atenção dos árcades.
4 – Empreendem uma espécie de viagem no tempo, em busca das fontes originais do Classicismo.
5 – Desprezado o barroco, ainda dele aceitam o pastoralismo e a poesia caminiaca, visto coincidirem com o ideal que, os árcades pretendem realizar.
6 – Saltando séculos medievais chegam a Antiguidade greco-latina, fim da viagem: na ideal, mitológica Arcádia, região de pastores e poetas vivendo em meio a uma natureza sempre idílica, localizam seus sonhos de plenitude poética.
7 – Pretendem destruir a “hidra do mau gosto”, que se havia instalado na poesia barroca.
8 – Elogio da vida simples, sobretudo em face da natureza, no culto permanente das virtudes do espírito.
9 – Fuga da cidade para o campo (“fugere urbem”), pois a primeira é considerada foco de mal-estar e corrupção.
10- Desprezo ao lixo, das riquezas de todas as ambições que enfraquecem o homem.
11- Elogio da vida serena, pela superação estética de todos os apetites modernos.
12- Elogio da velhice como exemplo desse ideal da existência, da “áurea medicocritas”.
13– Elogio da espontaneidade primitiva, pré-civilizada.
14- Por outro lado o pleno gozo da vida minuto a minuto, na contemplação da beleza da natureza, pressupõe certo epicurismo (doutrina que substitui o bem pelo prazer o mal pela dor, e segundo a qual a felicidade conquista em assegurar-se um maximum de prazeres com um minimu de dores. Epicuro filisofo grego 341, antes de Cristo), que equilibra as tendências estéticas do movimento; por fim.
15- A incidental presença da Virgem Maria se explica por uma condição de neo-clássicos católicos.
ACADEMIAS:
1 – Academia Generosos de 1.647 a 1.649. A mais importante. Funcionou com várias interrupções de suas atividades. Propunha-se em especial, e estudar autores antigos.
2 – Academia dos Singulares. Funcionou de 1.628 a 1.663. Muito votada à prática da oratória.
3 – Academia dos Anônimos.
Foz do Iguaçu, aos 18 dias do mês de abril de 1.975.
Reeditado em 29 de dezembro de 2.004
Geraldo Porci de Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário