domingo, 21 de junho de 2009

DESPACHO DE UM JUIZ DE PALMAS, TOCANTINS

DESPACHO DE UM JUIZ DE PALMAS, TOCANTINS
Apesar do caos que estamos vivendo, com total ausência de valores éticos, morais, ainda existem pessoas com equilíbrio e bom senso, que têm coragem de usá-lo em suas decisões diárias.Vejam o caso do despacho deste Juiz de Palmas, Tocantins: A Escola Nacional de Magistratura incluiu, nesta sexta feira (30/06), em seu banco de sentenças, o despacho pouco comum do Juiz Rafael Gonçalves de Paula, da 3ª Vara Criminal da Comarca de Palmas, em Tocantins.
A entidade considerou de bom senso a decisão de seu associado, mandando soltar SaulRodrigues Rocha e Hagamenon Rodrigues Rocha, detidos sob acusação de furtarem duas melancias:DECISÃO 'Trata-se de auto de prisão em flagrante de Saul Rodrigues Rocha e HagamenonRodrigues Rocha,que foram detidos em virtude do suposto roubo de duas (2) melancias. Instado a se manifestar, o Sr. Promotor de Justiça opinou pela manutenção dos indiciados na prisão.
Para conceder a liberdade aos indiciados, eu poderia invocar inúmeros fundamentos: os ensinamentos de Jesus Cristo, Buda e Gandhi, o Direito Natural, o princípio da insignificância ou bagatela, o princípio da intervenção mínima, os princípios do chamado Direito Alternativo, o furtofamélico, a injustiça da prisão de um lavrador e de um auxiliar de serviços gerais em contraposição à liberdade dos engravatados e dos políticos do mensalão deste governo, que sonegam milhões dos cofres públicos, o risco de se colocar os indiciados na Universidade do Crime (o sistema penitenciárionacional)...Poderia sustentar que duas melancias não enriquecem nem empobrecem ninguém.Poderia aproveitar para fazer um discurso contra a situação econômica brasileira, que mantém 95% da população sobrevivendo com o mínimo necessário, apesar da promessa deste Presidente que muito fala, nada sabe e pouco faz.
Poderia brandir minha ira contra os neo-liberais, o consenso de Washington, a cartilha demagógica da esquerda, a utopia do socialismo, a colonização européia...Poderia dizer que George Bush joga bilhões de dólares em bombas na cabeça dos iraquianos, enquanto bilhões de seres humanos passam fome pela Terra...E aí? Cadê a Justiça nesse mundo? Poderia mesmo admitir minha mediocridade por não saber argumentar diante de tamanha obviedade.
Tantas são as possibilidades que ousarei agir em total desprezo às normas técnicas. Não vou apontar nenhum desses fundamentos como razão de decidir...SIMPLESMENTE MANDAREI SOLTAR OS INDICIADOS...QUEM QUISER QUE ESCOLHA O MOTIVO!
Expeçam-se os alvarás de soltura. Intimem-se'.RAFAEL GONÇALVES DE PAULA Juiz de Direito. Nossa opinião. Até que um dos juízos, chgou a razão, de não prender quie reuba um afruta. Ata que não se compara com invasão de propriedades e agressões aos transeuntes..

Nenhum comentário:

Postar um comentário