terça-feira, 21 de abril de 2009

TRABALHO ESCOLAR SOBRE A IMPORTANCIA SOCIAL DA LITERATURA

T-000009/FONTE: ENCICLOPÉDIA BARSA
TRABALHO ESCOLAR, SOBRE A IMPORTÂNCIA SOCIAL DA LITERATURA: Dirigido pelo Professor de Português, Sr. Flavio Warken.
Do Colégio Comercial Estadual “Antonio de Castro Alves”, me Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná, Brasil. Junho de 1.975.
Reeditado em 06 de janeiro de 2.005.
A obra literária se produz dentro de um meio social e determinado momento histórico. Como o autor participa dessa sociedade e se impregna das características do seu meio e sua época, é evidente que também a obra literária se continua sendo influências dessa sociedade.
Para continuar verdadeiramente livre, a obra literária se preocupa antes com o problema humano do com o problema social, com o universal antes que o individual. A literatura engajada perde um tanto do seu valor estéticos. Os escritores não são homens isolados: são vozes que vibram em uníssono com seus contemporâneos; as coleções de suas obras revelam-nos os espíritos, as tendências e os costumes de uma época. A voga dos escritores está nesta sintonização com a sociedade, ainda quando estes se arvorem em censores dos costumes. As comédias de Luiz Carlos Martins Penação, melhor fotografia da primeira parte do século XIX. Gregório de Matos foi dos melhores representantes de nossa sociedade colonial, assim como, mais tarde, Joaquim Manoel de Macedo e Jose Alencar, retrataram as modas e costumes do Império. Pela Literatura se, faz em grande parte a educação da juventude. Nela depois do ambiente social, os jovens se vão munir das idéias e a vida. Infelizmente a literatura também é a fonte de grandes desvios. Jackson de Figueiredo lamenta esta influencia nefasta. “Os livros contribuíram para a minha infelicidade”. Num fundo de província, onde os nomes aplaudidos no Rio tomam vulto de coisas sagradas fui tocado de novo encantamento. As traduções baratas eram abundantes no mercado e com dois ou três anos de
Leitura, eu pude gabar-me de ser um rapaz de idéias adiantadas, materialistas e, num crescendo, amoralidade.
POSIÇÃO DA LITERATURA ENTRE AS ARTES: Já desde a mais remota antiguidade que as artes são classificadas em: Mecânica ou manuais: São as que põem à atividade forças naturais para produzir, por meio da mão, na antiguidade, ou por mio da máquina, nos nossos dias obras úteis.
Liberais: São aqueles em que predomina os esforços intelectuais, a atividade do espírito, tiram o seu nome do que fossem, nos tempos antigos, exercidos por homens livres, em oposição às outras que eram exercidas por escravos.
Foram sete, para os antigos, as artes liberais: gramática, dialética, e retórica, que constituíam o trivium; e aritmética, geografia, astronomia e música, que formavam o quadrivium. A essas sete artes juntara-se, depois, a teologia, a filosofia, a medicina e a pintura. Esta última desligada do grupo a que pertencia, foi constituir, juntamente com a arquitetura e a escultura, o grupo das artes de forma, ou plástica, primeiro conjunto do quadro das chamadas belas-artes, as quais, muito aumentadas em número, são hoje classificadas de acordo com o meio de expressão de que se valem. Plásticas, serve-se da linha e da cor pintura, e escultura, arquitetura. Rítmica, serve-se de som: Música. Cinética, servem-se do movimento: dança cinema. Psíquicas, vale-se do pensamento: lógica e literatura.
INFLUENCIA A QUE ESTÁ SUJEITA A LITERATURA:
Pode-se ter a impressão de que a literatura é um fenômeno natural e espontâneo, dependente a pena de um autor, mas na realidade ele é a conseqüência de um conjunto de fatores a que não é possível fugir. Foi à tese que o famoso escritor Taine, defendeu na sua Historia da Literatura Inglesa, ao afirmar que a literatura não é a penas um jogo de imaginação, capricho de uma cabeça inspirada, mas cópia fiel dos costumes de um meio e reflexo de um estado de espírito.
A teoria de Taine, é que a raça, o meio e o momento criam as condições essenciais ao aparecimento da obra literária. Da raça, ter-se-iam as disposições inatas e hereditárias que ordinariamente se juntam a diferenças de temperamento; o meio fornece o conjunto das circunstâncias ambientais, capazes de modificar até mesmo a raça; mas com o caráter nacional e as circunstâncias ambientes não operam sem choque, e como esse choque não é sempre o mesmo, tem-se o momento em que se apreciam os feitos daquelas forças, efeitos variáveis e inconstantes. Há muito de verdade na teoria mais seria perigoso tomá-la como absoluta, porque as ciências modernas, apreciando a diferença, dos temperamentos humanos, ensinam e demonstram que dois indivíduos da raça do mesmo meio podem em dado momento reagir de maneira diferente graças a sua maneira pessoal de sentir. Não se negará que a literatura é fruto, parcialmente, de um espírito nacional e que está sujeita as influencias de clima, de alimentação, de organização social, de meio, em fim, mas forçoso é reconhecer, também, alem de outras sub-causas, a influencia do indivíduo, como queria Zola, tão dominadora, por vezes, que é capaz de impor-se ao meio e mudar a feição da sociedade.
DEFINIÇÃO DE LITERATURA:
Que é literatura? Várias são as acepções do termo literatura: Conjunto da produção intelectual humana escrita. Conjunto de obras especialmente literário. Conjunto das produções literárias de um país ou de uma época, notáveis pela beleza da forma o a sublimidade do pensamento. Conjunto este da Alemanha, das obras sobre um dado assunto, ao que chamamos mais vernaculamente bibliografia de um assunto ou matéria; Boas letras.
A palavra literatura vem do latim Littera = letras.
A expressão verbal ou escrita das idéias deve provocar no ouvinte ou no leitor, agradável emoção estática, despertando-lhe na sensibilidade a impressão de clareza.
A literatura é arte; o estudo da literatura é ciência. É ciência, uma vez que só baseia em princípios e leis gerais; é Arte, pois, que utiliza uma série de processo para o aperfeiçoamento do espírito do individuo, capacitando-o por sua vez, a produzir obas literárias de grande valor, próprias a despertar admiração.
Embora as obras de caráter didático e cientifico possam reverter-se de formas literárias artísticas a arte literária tem seu domínio próprio nos trabalhos lavrados com esmero; em especial nas composições poéticas e artísticas.
Os compêndios de literatura, ocupando-se das manifestações literárias de um povo, deverão ocupar-se de numerosas obras e escritas, sem levar em conta o valor artístico que possa ter.
Quando a obra literária reúne material com o qual nós jogamos nos combates da vida, ela terá cumprida a sua finalidade. Assim concebida, a literatura de um povo deve trazer a história das doenças, conquistas, das fraquezas, sublimidades, e derrotas. A História Literária, pois, deve ser relatada vida mental de um povo; considerada artisticamente. A literatura reflexo palpitantes do povo sustentar-se dos elementos que dispuser.
CONCEITO GERAL DE LITERATURA:
A Literatura ou Belas, Letras, era designada por nossos maiores com a Expressão de “Humaniores Litterae” = ou humanidade, pois, tornam o homem mais humano, mais ilustrado, mais senhor de si, capaz de conhecer suas limitações e elevar-se até Deus, pelo continuado aperfeiçoamento de suas faculdades morais e espirituais. Outras expressões Optimae Litterae boas letras. “Studia Liberales” = conhecimentos para os homens livres.
Literatura Sagrada = é o conjunto de obras religiosas, referentes a Deus.
Literatura Profana = são obras literárias sobre a atividade humana, assuntos de vida terrena etc. Também usamos esta palavra para designar os conhecimentos sobre determinado assunto:
Literatura da tuberculose, da guerra da ficção, etc.
DA IMPORTÂNCIA DA LITERATURA PARA O INDIVIDUO:
A Literatura é a mais lídima expressão do espírito humano; espalha fielmente a sua alma, com suas exigências e dignas, assim, como seus apetites desgovernados, falseados pelo pecado original. A Linguagem é um presente régio como que Deus enalteceu a espécie humana; é instrumento maravilhosamente apto para exprimir os matizes dos mais recônditos sentimentos. As atividades da alma, composições, análises literárias proporcionam gozo inefáveis. Cícero dizia: “esses estudos alimentam a adolescência, alegram a velhice, intensifica a nossa felicidade e consolam nas atividades; recriam-nos em casa e fora; não são incômodos, vãos ao campo, viajam e pernoitam conosco”. Seria falso considerar a Literatura como fantasia, mosaico de vocábulos, xadrez mais ou menos vistoso de torneios eletrônicos. A arte de escrever é, antes de tudo, arte de pensar, cujos fatores são o vigor de espírito e reflexão.
Reeditado em 31 de dezembro de 2.004.
Geraldo Porci de Araújo

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