T-000011/POESIA DE ALPHONEAS GUIMARÃES FILHO
CEMITÉRIO DE PESCADORES. Foz do Iguaçu, 28 de fevereiro de 1.975.
Este é um cemitério de pescadores. Onde ficaram as grandes redes? E as varas de pescar? E as jangadas? De malhas deveriam ser as suas flores, os singelos errantes. ... E as negras desoladas cruzes, da madeixa dos barcos. ... Os rústicos pastores do mar. Os rudes irmãos das madrugadas deitaram-se no chão, esqueceram os amores e os pânicos as alegrias insuspeitas que o mar oculta. ...
Este vento que geme este vento não privará para embalá-los? De mãos atadas, de ouvidos tampados, que lembrarão? Cercam-nos as eternas paredes do silencio, mas eles deverão estar, neste.
Momento, em outro mar, procurando os cardumes perdidos, e armando à lua de ouro sol, as suas velhas redes. ... O emissor reage a um impulso, apresentando um texto ao receptor. O emissor é, portanto um criador: escolhe idéias e monta um texto inédito.
1 – O TEMA. Antes do texto, contudo vem a reflexão: o emissor analisa o impulso e descobre o objetivo que deseja alcançar e o meio para alcançá-lo. Mas não basta um objetivo é preciso que o receptor ganha algum prêmio. Os prêmios são os meios d alcançar o objetivo, de forçar o receptor a nos atender.
Chamamos o tema ao conjunto de objetivo e prêmio é constituído pelo objetivo do emissor e pelo prêmio do receptor
Ao nos comunicaremos com alguém, devemos sempre examinar cuidadosamente o impulso que nos leva a falar, procurando precisar o objetivo e descobrir o melhor prêmio para oferecer em troca da satisfação que nos há de dar o nosso receptor.
Como ninguém fala por falar, mas para influenciar a outro, concluímos que a mensagem necessariamente comporta um tema.
O tema deve estar claro num tema, mas nunca expresso. Se deixarmos o tema escondido na mensagem, mas com suficientes indícios para revelá-lo, permitimos que o receptor também tenha um trabalho de criação, sinta um estimulo de atividade que predispõe nos atender. Cumpre-nos manifestar o tema indiretamente: ao descobri-lo, o receptor terá uma sensação de deslumbramento que nos há de favorecer.
2 – ASSUNTO: O emissor conduz as idéias do tema através do assunto. Os assuntos são as informações contidas na mensagem. O assunto possui prólogo, trama, e epílogo, embora apenas a trama seja essencial e apareça sempre. Entendemos por assunto àquela informação presente em todas as partes da mensagem.
O assunto pode ser: descritivo e narrativo; Raramente encontramos um assunto puramente descritivo ou puramente narrativo. Um jogo de futebol irradiado do campo é descritivo, mas, comentado mais tarde passa a ser narrativo.
A redação é uma comunicação. O assunto é a carga que se transmite do emissor ao receptor. Assim, algumas conclusões se impõem: a – Não devemos transmitir informações já conhecidas; b - Novidade é uma característica fundamental de mensagem. Devemos evitar que o receptor descubra nas primeiras letras linha o assunto das últimas; o receptor deve estar ansioso por chegar aos términos através de coisas inesperadas; c – Convém apresentar fatos e não julgamentos; d - a sensação penetra mais fere mais que o pensamento; e – A economia da informação é fundamental; f – A força da informação se mede pelo o impacto causado no receptor; g – A linguagem deve adaptar-se ao assunto; h – A figura da linguagem abomina o assunto.
QUALIDADE DA MENSAGM: Originalmente o Impacto. Da propaganda Comercial. A criatividade. A sensação. O sentimento. É a intuição.
Reeditado em 30 de dezembro de 2.004.
Geraldo Porci de Araújo.
quarta-feira, 22 de abril de 2009
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