quarta-feira, 3 de junho de 2009

SEGURANÇA DOS PNEUS

SEGURANÇA DOS PNEUS
MITO: Se precisar, trocar apenas dois pneus do carro, vou colocar os dois novos na frente e deixar os dois meia-vida nas rodas traseiras.
FATO: Por que colocar os pneus novos ou menos usados no eixo traseiro do veículo? Pneus mais gastos na frente do veículo, ajudam a diminuição do espaço de frenagem por 2 motivos: Os pneus terão área de contato maior com o solo pois já estão "assentados" Estarão com menor altura de borracha na rodagem. Neste caso, há menor movimentação dos blocos e lâminas, portanto, maior performance de frenagem.
Numerosos testes demonstraram que geralmente é mais fácil controlar uma perda de aderência dianteira do que traseira; Se os pneus dianteiros derraparem, o motorista perderá, por um curto espaço de tempo, o controle do veículo; O reflexo natural para recuperar o controle é tirar o pé do acelerador e girar o volante no sentido da curva. Esse reflexo pode permitir o restabelecimento do controle do veículo.
Se a perda de aderência ocorrer nas rodas traseiras, a situação será muito mais difícil de controlar, pois o veículo poderá dar um “cavalo-de-pau”.
O motorista deverá, nesse caso, acelerar e girar o volante no sentido contrário ao da curva.
Somente um motorista muito experiente e especialmente treinado possui esse reflexo.
Por isso, para uma segurança reforçada, a melhor prática é colocarmos pneus novos no eixo traseiro: Para uma boa estabilidade na frenagem; Para uma melhor aderência nas curvas.
Melhor não usar todo o limite de desgaste do pneu Pela lei brasileira, a profundidade mínima dos sulcos é 1,6 mm.
Na Alemanha, as seguradoras exigem a “regra da meia-vida” (4 mm) e não pagam sinistros se a recomendação não for seguida.
São os pneus trocados com meia-vida que chegavam (ou chegam) ao mercado brasileiro para serem usados até o limite de 1,6 mm. Pneu tem data de validade! A vida de útil de um pneu é de cerca de 5 anos. Depois disso ocorre ressecamento da borracha, perda de flexibilidade, micro-rachaduras e tendência ao “estouro”. A data de fabricação está na lateral do pneu com o código “DOT”. DOT 5001 significa que o pneu foi fabricado na semana 50 de 2001. E o descarte dos pneus? E o descarte dos pneus? No co-processamento de pneu e xisto, são obtidos gases, óleo combustível e enxofre; Cada pneu fornece 52% de óleo, 2,4% de água, 3,6% de gás e 42% de resíduo que, misturado ao xisto já beneficiado, serve de insumo para termoelétricas ou pode retornar ao solo sem agredir o meio ambiente; O arame dos pneus é levado para reciclagem nas indústrias siderúrgicas; Essa é mais uma das formas que a Petrobras encontrou para contribuir com a melhoria da qualidade da vida urbana. FIQUE DE OLHO! Preparado por: Regional Norte-Nordeste SMS/SMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário