quinta-feira, 17 de setembro de 2009

ÁGUA E ENVELHECIMENTO

ÁGUA E ENVELHECIMENTO
Atenção: sem água o cérebro desliga pois todas as suas funções ocorrem por reações eletroquímicas, ou seja, água e sais minerais para conduzir a corrente. Sempre que dou aula de Clínica Médica a estudantes do quarto ano de Medicina, lanço a pergunta: "Quais as causas que mais fazem o vovô ou a vovó terem confusão mental?" Alguns arriscam: "Tumor na cabeça". Eu digo: "Não".
Outros apostam: "Mal de Alzheimer". Respondo, novamente: "Não". A cada negativa a turma espanta-se. E fica ainda mais boquiaberta quando enumero os três responsáveis mais comuns: diabetes descontrolado; infecção urinária; a família passou um dia inteiro no shopping, enquanto os idosos ficaram em casa.
Parece brincadeira, mas não é. Constantemente vovô e vovó, sem sentir sede, deixam de tomar líquidos. Quando falta gente em casa para lembrá-los, desidratam-se com rapidez . A desidratação tende a ser grave e afeta todo o organismo. Pode causar confusão mental abrupta, queda de pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos ("batedeira"), angina (dor no peito), coma e até morte.
Insisto: não é brincadeira. Ao nascermos, 90% do nosso corpo é constituído de água. Na adolescência, isso cai para 70%. Na fase adulta, para 60%. Na terceira idade, que começa aos 60 anos, temos pouco mais de 50% de água Isso faz parte do processo natural de envelhecimento. Portanto, de saída, os idosos têm menor reserva hídrica.
Mas há outro complicador: mesmo desidratados, eles não sentem vontade de tomar água, pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem. Explico: nós temos sensores de água em várias partes do organismo. São eles que verificam a adequação do nível. Quando ele cai aciona-se automaticamente um "alarme". Pouca água significa menor quantidade de sangue, de oxigênio e de sais minerais em nossas artérias e veias. Por isso, o corpo "pede" água. A informação é passada ao cérebro, a gente sente sede e sai em busca de líquidos.
Nos idosos, porém, esses mecanismos são menos eficientes. A detecção de falta de água corporal e a percepção da sede ficam prejudicadas. Alguns, ainda, devido a certas doenças, como a dolorosa artrose, evitam movimentar-se até para ir tomar água . Conclusão: idosos desidratam-se facilmente não apenas porque possuem reserva hídrica menor, mas também porque percebem menos a falta de água em seu corpo. Além disso, para a desidratação ser grave, eles não precisam de grandes perdas, como diarréias, vômitos ou exposição intensa ao sol. Basta o dia estar quente ou a umidade do ar baixar muito, como tem sido comum nos últimos meses.
Nessas situações, perde-se mais água pela respiração e pelo suor. Se não houver reposição adequada, é desidratação na certa. Mesmo que o idoso seja saudável, fica prejudicado o desempenho das reações químicas e funções de todo o seu organismo, principalmente a eletroquímica (100% dependente da água e sais minerais) do cérebro.
Por isso, aqui vão dois alertas. O primeiro é para vovós e vovôs: tornem voluntário o hábito de beber líquidos. Bebam toda vez que houver uma oportunidade. Por líquido entenda-se água, sucos, chás, água-de-coco, leite. Sopa, gelatina e frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi, laranja e tangerina também funcionam. O importante é, a cada duas horas, botar algum líquido para dentro . Lembrem-se disso! Meu segundo alerta é para os familiares: ofereçam constantemente líquidos aos idosos. Lembrem-lhes de que isso é vital. Ao mesmo tempo, fiquem atentos. Ao perceberem que estão rejeitando líquidos e, de um dia para o outro, ficam confusos, irritadiços, fora do ar, atenção. É quase certo que esses sintomas sejam decorrentes de desidratação. Líquido neles e rápido para um serviço médico.
Tags: durma bem - acorde a 1000 sono leite de sementes serotonina adrenalina Dormir bem é a oportunidade de rebobinar tudo: células, energia, aprendizados, idéias, desafios e soluções.
Um sono reparador já nos faz sorrir ainda dormindo e, nos trás um amanhecer convidativo para um novo dia, cheio de gás, ânimo e horizontes.
Sem dúvida que precisamos cuidar da alimentação saudável e do chacoalhar bacana do corpo, via uma atividade física prazerosa. Estas são formas de nutrir o corpo, completando com a fundamental qualidade do sono. Com este tripé equilibrado, fazemos a roda da vida girar no sentido da saúde, avanço e superações.
Sem o cuidado com um destes alimentos o tripé começa a ficar instável e a roda corre o risco de girar ao contrário: débitos, débitos e débitos...
Podemos ficar uns dias sem comer, aliás, um jejum de quando em vez é até terapêutico. Sem exercitar-se? Vixe tem gente que fica anos. Mas sem dormir bem? Não aguentamos 3 dias. No quarto dia já fechamos a gaveta com os dedos dentro: perigo!
Então, vamos investir num soninho nota 1000?
Comecemos por uma alimentação mais saudável e leve da parte da tarde até antes de dormir. Aliás, antes de dormir aquela receita básica da vovó de tomar um copo de leite segue sendo válida, mas a inovação é: leite de sementes germinadas. Este leite, rico em proteínas vegetais, irá desencadear a produção de serotonina, substância primorosa para a qualidade do sono.
Aquele leite morno da vovó? Esquece, pois a descoberta é que proteínas de origem animal desencadeiam a produção de adrenalina e acidez metabólica, portanto sono agitado e incompleto.
Durante o dia e principalmente ao final da tarde, procure alongar-se, pois além de ajudar na liberação de todo o estresse do dia, relaxar as tensões e aumentar a capacidade respiratória, irá melhorar em muito a qualidade do sono.
Antes de deitar um bom banho morno, com ervas e luz de velas, para lavar o corpo e alma.
Finalizar, já deitada (o) com uma super oração de gratidão, celebração e encerramento do dia. Afinal, tudo que termina bem, gera espaço e magnetiza boas vibrações para o novo começar.
Durma com os anjinhos.
Aliás, tenha bons sonhos, inspirações e ria bastante durante o seu restaurador soninho. Esta é a garantia de um acordar de bom-humor e com vontade de colocar as idéias em prática!
Este texto é a abertura do Boletim Doce Limão de Abril de 2009.
Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autora e
Recomenda-se a leitura na íntegra do livro Alimentação Desintoxicante – fonte: editora Alaúde, o que possibilitará a prática desta filosofia de vida com consciência e responsabilidade.
. Dr. Arnaldo Lichtenstein (46) é médico, clínico-geral do Hospital das Clínicas e professor colaborador do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Autor: Esta página da web não está disponível.
A página da web. Em TTP://www.docelimao.com.br/site/index.php?option=com_mailto&tmpl=component&link=aHR0cDovL3d3dy5kb2NlbGltYW8uY29tLmJyL3NpdGUvaW5kZXgucGhwP29wdGlvbj1jb21fY29udGVudCZ2aWV3PWFydGljbGUmaWQ9NDUzOmFndWEtZS1lbnZlbGhlY2ltZW50byZjYXRpZD01NjpvLWNvbmNlaXRvJkl0ZW1pZD02OQ ==pode estar temporariamente indisponível ou pode ter sido movida permanentemente para um novo endereço da web. Veja algumas sugestões: Recarregue esta página da web posteriormente.
Mais informações sobre esse erro Desconhecido. Geraldo Porci de Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário