sexta-feira, 16 de setembro de 2011

FAUNO LITERATURA E FANTASIA.

‘As crônicas de Nárnia’ é outra obra clássica da fantasia. Suas sete crônicas, narram as aventuras de crianças humanas num mundo mágico chamado Nárnia. As principais crianças dessa história são os irmãos Pevensie, Pedro, Susana, Edmundo e a pequena Lúcia. No conto ‘O leão, a feiticeira e o guarda-roupa’, Lúcia vai parar em Nárnia depois de se esconder dentro de um armário de casacos. Quando chega ao novo mundo, a pequenina se encontra com o Sr. Tumnus, um fauno que a convida para um chá. Tumnus tinha o plano de entregar Lúcia à feiticeira branca, suposta rainha de Nárnia. Ela ordenara a todos que entregassem quaisquer humanos que aparecessem.
O fauno, entretanto torna-se amigo de Lúcia e ajuda a garotinha a voltar pra casa. Faunos, nas mitologias européias, são criaturas com corpo de humanos, mas patas e chifres de bode. Os faunos são originários do mito romano e eram divindades que protegiam os rebanhos. Em Nárnia, o fauno Tumnus é um dos grandes amigos dos irmãos Pevensie, que acabam por se tornar reis e rainhas daquele mundo.
Definição do i Dicionário. Aulete: (FAU.no) sm. 1. Mit. Divindade rural romana, com corpo humano peludo e pés e chifres de cabra, protetor dos rebanhos [F.: Do antr. lat. Faunos.] Fauno dos bosques 1 Fig. O macaco.
Autor: Geraldo Porci de Araújo. 16/9/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário