Novo
PROCON virtual: "PROCON é coisa do
passado. A Revista Exame traz uma
reportagem sobre um site chamado "Reclame Aqui". A ideia é que seja um mural (ESPÉCIE DE MURO
DAS LAMENTAÇÕES) onde as pessoas expõem suas queixas sobre serviços ou produtos,
visível a todos que acessarem o site. O interessante é que, sem burocracia, os
problemas são solucionados com mais rapidez.
Quando um consumidor reclama de um
produto de alguma empresa, essa empresa recebe um e-mail dessa queixa. E como a
empresa preza por sua imagem, ela tende a ser eficiente na solução, que será
aberta ao público.
O que tem dado muito certo, já
que 70% dos casos são resolvidos! E o tempo médio é de menos de uma semana,
diferente do PROCON que tem a média em 120 dias. Empresas recebem Prêmio Reclame AQUI por inovação nas formas
de atendimento aos consumidores. Novas
formas de atendimento ao consumidor estão transformando as
relações de consumo no país. O processo de mudança já está ocorrendo á
alguns anos havias a impulsionadas e pelas
facilidades da web 2.0 e aos poucos, algumas empresas;
terem
entendidos a importância dos canais virtuais para atender seus
clientes, como o Reclame AQUI,
maior portal da América Latina em defesa do consumidor. Como
forma de reconhecimento, o Reclame AQUI premiou as
melhores empresas de 2011 no quesito “Prêmio Reclame AQUI
de Qualidade no Atendimento”. Com o tema "Espelho, espelho meu... O
Prêmio será meu?", a celebração contou com a presença de mais de 200
representantes de lojas físicas e virtuais no teatro Hotel
Renaissance, em São Paulo.
Foram premiadas 30 categorias, sendo os principais
segmentos do mercado, além das Equipes Campeãs de Atendimento e a empresa Super
Campeã. “Foi incrível ver a importância desse reconhecimento para essas
empresas, os representantes puderam falar do esforço e dedicação dessa nova
geração de pessoas que buscam novas formas de relacionamento com os
consumidores", destaca Gisele Paula, diretora da Prosumers Consultoria e
Treinamento, empresa parceira na realização do Prêmio.
O prêmio de Super Campeã foi para a empresa Trifil, líder
no mercado de meias-calças e lingerie, que detém os melhores índices de
atendimento no Reclame AQUI, 100% das reclamações atendidas, 98,2% de solução e
96,5% de voltaria a fazer negócios.
De acordo com o Gerente Costumar Cérvice (Consome) do
Grupo Scalina (Tri Fil., e Scala), Paulo Farah, receber um premio com base na
avaliação, do atendimento dos consumidores mostra o respeito que a empresa tem
pelos clientes. "Nosso time de atendimento entendeu que as redes sociais
dão mais transparência ao processo, portanto ao invés de encarar a manifestação
publica de uma queixa como um ponto negativo, consideramos que, quanto mais
clareza e rapidez conseguirmos expor, mais legitimidade do e encantamento somos
capazes de gerar”, comenta Farah que declara o Reclame AQUI um indicador
oficial pra medir o desempenho do SAC.
As Equipes Campeãs de Atendimento vencedoras foram das
empresas Unilever, Netshoes, Itaucard e Saraiva de eleitas pela equipe de
Backoffice do site Reclame AQUI. Os critérios adotados foram atendimento ao
consumidor, tratamento das reclamações, evolução e relacionamento com a equipe
de suporte do site.
"A Netshoes orgulha-se pela premiação no quesito
qualidade de atendimento do Grupo Reclame AQUI. Sem dúvida, trata-se de um dos
mais importantes canais de relacionamento entre empresas e consumidores do
Brasil, que nos permite uma interação de qualidade e eficiência perante as
questões de nossos clientes”, declara a empresa através de sua assessoria de
imprensa.
O Extra supermercado, loja virtual e varejo -
Eletroeletrônicos, do grupo Nova Ponto Com, levou o Prêmio nas três categorias.
Para Mauricio Vargas; fundador e presidente do site,
Reclame AQUI, a realização do Prêmio, Reclame Aqui que foi um divisor de águas
para as relações de consumo do Brasil. "O ano de 2010, foi do varejo, 2011
era para ter sido da logística e 2012 com certeza será o ano do Relacionamento
com o novo consumidor", declara durante o encerramento do Prêmio Reclame
AQUI 2011.
Acesse a página
oficial do Prêmio
Reclame AQUI para conhecer todas as empresas campeãs em cada categoria. Prêmio RA
A seleção das empresas finalistas foi feita com base no
índice de atendimento das reclamações gerado no site Reclame AQUI para cada
empresa. O "Partimos do tratamento que essas empresas dão aos consumidores
que reclamam através do Reclame AQUI e, a partir disso, seguimos para a fase
mais importante, a votação online dos consumidores", explica Vargas.
Mais de 300 mil consumidores participaram da votação.
Para estimular a participação popular o Reclame AQUI transformou os votos
computados no prêmio em uma ação de Natal, onde cada 5 mil votos se transformarão
em presentes para crianças carentes que serão entregues na véspera do Natal.
"Durante muito tempo o Reclame Aqui
apenas apontou os erros no atendimento das empresas brasileiras, mas
agora nada mais justo que apontar apoiar e indicar as
empresas que se destacam no atendimento ao novo consumidor" completa o
fundador-presidente do Reclame AQUI. Votei em algumas
empresas, mas, meu grande campeão é o Reclame Aqui!
Sei que são grandes e fortes, e nem sei se isso teve algum peso, mas eu nao
deixei de ficar surpreso como as empresas SKY e UOL ganharem em suas
categorias. As outras conseguem ser piores que elas? Deus nos proteja! Autor:
Desconhecido. Difusão: Geraldo Porci de
Araújo. 30/11/2011.
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