quarta-feira, 30 de novembro de 2011

PROCON VIRTUAL


Novo PROCON virtual: "PROCON é coisa do passado.  A Revista Exame traz uma reportagem sobre um site chamado "Reclame Aqui".  A ideia é que seja um mural (ESPÉCIE DE MURO DAS LAMENTAÇÕES) onde as pessoas expõem suas queixas sobre serviços ou produtos, visível a todos que acessarem o site. O interessante é que, sem burocracia, os problemas são solucionados com mais rapidez.
Quando um consumidor reclama de um produto de alguma empresa, essa empresa recebe um e-mail dessa queixa. E como a empresa preza por sua imagem, ela tende a ser eficiente na solução, que será aberta ao público.
O que tem dado muito certo, já que 70% dos casos são resolvidos! E o tempo médio é de menos de uma semana, diferente do PROCON que tem a média em 120 dias.  Empresas recebem Prêmio Reclame AQUI por inovação nas formas de atendimento aos consumidores. Novas formas de atendimento ao consumidor estão transformando as relações de consumo no país. O processo de mudança já está ocorrendo á alguns anos havias a impulsionadas e pelas facilidades da web 2.0 e aos poucos,  algumas empresas; terem entendidos a importância dos canais virtuais para atender seus clientes, como o Reclame AQUI, maior portal da América Latina em defesa do consumidor. Como forma de reconhecimento, o Reclame AQUI premiou as melhores empresas de 2011 no quesito “Prêmio Reclame AQUI de Qualidade no Atendimento”. Com o tema "Espelho, espelho meu... O Prêmio será meu?", a celebração contou com a presença de mais de 200 representantes de lojas físicas e virtuais no teatro Hotel Renaissance, em São Paulo.
 Foram premiadas 30 categorias, sendo os principais segmentos do mercado, além das Equipes Campeãs de Atendimento e a empresa Super Campeã.  “Foi incrível ver a importância desse reconhecimento para essas empresas, os representantes puderam falar do esforço e dedicação dessa nova geração de pessoas que buscam novas formas de relacionamento com os consumidores", destaca Gisele Paula, diretora da Prosumers Consultoria e Treinamento, empresa parceira na realização do Prêmio.
 O prêmio de Super Campeã foi para a empresa Trifil, líder no mercado de meias-calças e lingerie, que detém os melhores índices de atendimento no Reclame AQUI, 100% das reclamações atendidas, 98,2% de solução e 96,5% de voltaria a fazer negócios.
 De acordo com o Gerente Costumar Cérvice (Consome) do Grupo Scalina (Tri Fil., e Scala), Paulo Farah, receber um premio com base na avaliação, do atendimento dos consumidores mostra o respeito que a empresa tem pelos clientes. "Nosso time de atendimento entendeu que as redes sociais dão mais transparência ao processo, portanto ao invés de encarar a manifestação publica de uma queixa como um ponto negativo, consideramos que, quanto mais clareza e rapidez conseguirmos expor, mais legitimidade do e encantamento somos capazes de gerar”, comenta Farah que declara o Reclame AQUI um indicador oficial pra medir o desempenho do SAC.
 As Equipes Campeãs de Atendimento vencedoras foram das empresas Unilever, Netshoes, Itaucard e Saraiva de eleitas pela equipe de Backoffice do site Reclame AQUI. Os critérios adotados foram atendimento ao consumidor, tratamento das reclamações, evolução e relacionamento com a equipe de suporte do site.
 "A Netshoes orgulha-se pela premiação no quesito qualidade de atendimento do Grupo Reclame AQUI. Sem dúvida, trata-se de um dos mais importantes canais de relacionamento entre empresas e consumidores do Brasil, que nos permite uma interação de qualidade e eficiência perante as questões de nossos clientes”, declara a empresa através de sua assessoria de imprensa.
 O Extra supermercado, loja virtual e varejo - Eletroeletrônicos, do grupo Nova Ponto Com, levou o Prêmio nas três categorias.
 Para Mauricio Vargas; fundador e presidente do site, Reclame AQUI, a realização do Prêmio, Reclame Aqui que foi um divisor de águas para as relações de consumo do Brasil. "O ano de 2010, foi do varejo, 2011 era para ter sido da logística e 2012 com certeza será o ano do Relacionamento com o novo consumidor", declara durante o encerramento do Prêmio Reclame AQUI 2011.
 Acesse a página oficial do Prêmio Reclame AQUI para conhecer todas as empresas campeãs em cada categoria.  Prêmio RA
 A seleção das empresas finalistas foi feita com base no índice de atendimento das reclamações gerado no site Reclame AQUI para cada empresa. O "Partimos do tratamento que essas empresas dão aos consumidores que reclamam através do Reclame AQUI e, a partir disso, seguimos para a fase mais importante, a votação online dos consumidores", explica Vargas.
 Mais de 300 mil consumidores participaram da votação. Para estimular a participação popular o Reclame AQUI transformou os votos computados no prêmio em uma ação de Natal, onde cada 5 mil votos se transformarão em presentes para crianças carentes que serão entregues na véspera do Natal.
 "Durante muito tempo o Reclame Aqui  apenas  apontou os erros no atendimento das empresas brasileiras, mas agora nada mais justo que apontar apoiar e indicar as empresas que se destacam no atendimento ao novo consumidor" completa o fundador-presidente do Reclame AQUI. Votei em algumas empresas, mas, meu grande campeão é o Reclame Aqui! 
Sei que são grandes e fortes, e nem sei se isso teve algum peso, mas eu nao deixei de ficar surpreso como as empresas SKY e UOL ganharem em suas categorias. As outras conseguem ser piores que elas? Deus nos proteja! Autor: Desconhecido. Difusão: Geraldo Porci de Araújo. 30/11/2011.

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