sexta-feira, 8 de junho de 2012

CONTABILIDADE INTERNACIONAL - USGAAP E IFRS



Contabilidade Internacional. Conversão e Tradução das.  Demonstrações Financeiras pelo USGAAP E IFRS! São Paulo, 20 e 21 de Junho de 2012 Objetivos do Treinamento: Contabilidade Internacional Conversão e Tradução das Demonstrações Financeiras pelo USGAAP E IFRS. São Paulo, 20 e 21 de Junho de 2012! Objetivos do Treinamento: Introduzir os conceitos elementares de contabilidade internacional, para permitir a análise e preparação de demonstrações financeiras, para uso de investidores e financiadores externos!Capacitar os participantes para a adaptação das demonstrações financeiras societárias aos requerimentos do USGAAP! Apresentar comparativamente as práticas contábeis brasileiras (legislação societária), Americanas (USGAAP) e Internacionais (IFRS)! Apresentar os conceitos básicos da lei Sarbanes Oxley, com ênfase na Seção 404, que trata sobre controles internos.
                 Público-Alvo:  Acionistas, Diretores! Gerentes! Supervisores! E demais executivos e profissionais das diversas áreas que necessitem de maiores informações para elaborar, analisar e interpretar dados financeiros em moeda estrangeira, auxiliando na tomada de decisões no contexto empresarial. Programa!
     1°       ASPECTOS      INTRODUTÓRIOS
 Antecedentes Históricos! Órgãos! Emissores! De Normas! Contábeis! Nos EUA e Internacionais (IFRS) Órgãos! Emissores de Normas! Contábeis no Brasil! Os métodos de tradução das demonstrações contábeis para moeda estrangeira utilizados no Brasil!
Os movimentos para o “Global Accounting”!
     2.  RINCÍPIOS CONTÁBEIS Princípios contábeis brasileiros
 Princípios e práticas contábeis nos Estados Unidos e Internacionais – IFRS  A comparação das principais diferenças entre BRPCGA e USGAAP! Principais diferenças entre o USGAAP e IFRS (Princípios internacionais de contabilidade).
                         3. CONVERSÃO DE BALANÇOS Distinção! Entre a conversão de demonstrações contábeis e a contabilidade em moeda estrangeira! Taxas de conversão! Diferenças de aplicação do FASB 52 e FASB 8! Métodos de conversão! Câmbio de fechamento! Nomenclaturas de Moedas! Conceito de itens monetários e não monetários!  Método, temporal! Ganhos e perdas na conversão! Metodologia de conversão FASB 52! Metodologia de conversão FASB 8! Comparação dos resultados obtidos nos dois modelos
                         4. COMPARAÇÃO DAS NORMAS E PRÁTICAS CONTÁBEIS PELO USGAAP e IFRS  Estoques!  Depreciação! Demonstrações dos fluxos de caixa
Ajustes de períodos anteriores, modificações das práticas, métodos e estimativas contábeis! Despesas com pesquisa e desenvolvimento! Contingências! Eventos subsequentes!
 Contratos de construção!  Impostos de renda  Relatórios por segmentos! Ativo fixo
 Leasing (Arrendamentos mercantis)! Reconhecimento de receitas!  Câmbio Combinações de empresas  Investimentos em afiliadas! Consolidação e investimentos em subsidiárias
 Joint ventures  Outros investimentos e instrumentos financeiros!
 Extinção e reestruturação de dívidas! Ativos, intangíveis e Goodwill Empresas na fase pré-operacional! Recuperação de ativos e Impairment!.
5. FLUXO DE CAIXA! Princípios e conceitos do SFAS 95 – fluxo de caixa!
 Demonstração pelo método direto! Demonstração pelo método indireto
6. INTRODUÇÃO À LEI SARBANES OXLEY  Objetivo da Lei!
 A importância da Lei! Metodologia para implantação para emissão de relatórios financeiros e certificação dos Auditores Independentes! Metodologia das Aulas: Aulas expositivas e dialogadas com resolução de exercícios práticos para auxiliar a fixar os conceitos discutidos, estudos de casos e leitura de artigos técnicos.
Sobre o Instrutor: Norberto Giuntini  Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica na FECAP/FACESP Formação em Economia! (Mackenzie)! Ciências! Contábeis! (UNIP) e especialização em Controladoria pela Fundação! Getúlio Vargas! – FGV Docente na disciplina! “Finanças Empresariais”! No Curso de MBA EXECUTIVO! Do Centro Universitário! Do Instituto Mauá de Tecnologia em São Paulo – SP Docente na disciplina “Contabilidade Introdutória e Gerencial” no Curso de Graduação de Administração de Empresas do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia em São Paulo – SP Docente na disciplina “Gestão Orçamentária” no curso Pós-Graduação em Gestão de Negócios da Faculdade Ítalo-Brasileira! Docente na disciplina! “Controladoria”! No curso de Pós-Graduação! Em Gestão Estratégica em Controladoria da FECAP- Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – SP  Docente na disciplina “Orçamento Empresarial e Fluxo de Caixa” no curso de MBA de Gestão Financeira e Controladoria do Centro Universitário Anchieta – Jundiaí – SP Experiência profissional de 24 anos trabalhando em empresas de grande porte como: Mercedes Benz Elebra S/A Eletrônica! Price Waterhouse Auditores Independentes! CIMAF - Grupo Belgo Mineira e Caloi Norte! As áreas de Auditoria! Custos e Controladoria Experiência de 10 anos em consultoria empresarial! Em empresas de médio e grande porte, nas áreas privada e pública  Autor de diversos artigos publicados em periódicos e apresentados em Congressos Nacionais e Internacionais de Contabilidade e Custos  Experiência na apresentação, condução de palestras, workshops e treinamentos a executivos e outros profissionais no Brasil. Autor: Desconhecido.
Difusão: Geraldo Porci de Araújo. 08/06/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário