domingo, 17 de junho de 2012

A MANUTENÇÃO, DAS PESSOAS, IDOSAS.



Manual de Prevenção, de quedas das Pessoas idosas. Sobre a queda Definição: deslocamento não intencional do corpo para um nível inferior à posição inicial com a incapacidade
de, correção em tempo hábil, determinado por circunstâncias multifatoriais que comprometem a estabilidade.
As quedas nas pessoas idosas são comuns e aumentam progressivamente com a idade em ambos os sexos e em todos os grupos étnicos e raciais. Representa um problema de saúde pública! A queda pode significar que houve o declínio das funções fisiológicas (visão, audição, locomoção), ou ainda representar sintomas de alguma patologia específica! Os acidentes por quedas podem provocar fraturas, traumatismos cranianos e morte, dependendo do caso!
Afetam a qualidade de vida do idoso por consequências psicossociais, provocam sentimentos como medo, fragilidade e falta de confiança. Muitas vezes funcionam como o início da degeneração do quadro geral do idoso, pois além de reduzir sua mobilidade, também afeta ás!
Atividades, sociais e recreativas.

Frequência e consequências no Brasil cerca de 30% dos idosos caem pelo menos, uma vez no ano. A frequência de quedas é maior em mulheres; O risco de fraturas decorrentes de quedas aumenta com a idade; quedas em mulheres com mais de 75 anos e 28% das quedas em homens da mesma idade resultam em fraturas; 5 a 10% das quedas resultam em ferimentos importantes; O risco de quedas aumenta com o avançar da idade e pode chegar a 51% em idosos acima de 85 anos; Mais de dois terços daqueles que têm uma queda cairão novamente nos seis meses subsequentes; 70% das quedas em idosos ocorrem dentro de casa. Fatores de risco
Existem fatores que predispõem à queda no idoso e que, de forma simplificada, podem ser divididos em intrínsecos: aqueles relacionados às alterações fisiológicas do processo de envelhecimento; ou então a uma patologia específica (quadro 01) e ainda ao uso de medicamentos em (quadro 02). Existem também os fatores extrínsecos: aqueles relacionados ao ambiente em que o idoso interage, sua casa, locais públicos, transporte coletivo, entre outros.
Quadro 03 Fatores intrínsecos relacionados à queda em idosos! Diminuição da visão!
Diminuição da audição! Sedentarismo! Distúrbios músculos-esqueléticos (fraqueza muscular e  degenerações articulares)! Alterações na postura! Alteração de equilíbrio e locomoção! Deformidades nos pés. Doenças Cardíacas! Doenças Pulmonares! Doenças Neurológicas! Derrame Cerebral! Demência! Doença de Parkinson, Mal de Alzheimer! Doenças! Geniturinária!
Osteoporose! Artrose! Labirintite! Neste manual você conhecerá alguns fatores de risco que poderão contribuir para a queda nos idosos, bem como pequenas dicas que poderão ajudá-lo a tomar algumas medidas de prevenção no ambiente domiciliar, onde ocorre a maioria das quedas.
Antidepressivos! Ansiolíticos, hipnóticos e antipsicóticos! Anti-hipertensivos!
Anticolinérgicos! Diuréticos! Antiarrítmicos! Hipoglicemiantes! Anti-inflamatórios não hormonais ácida ( uso de 5 ou mais drogas associadas)! Outras dicas! Consulte seu geriatra regularmente! Faça exames oftalmológicos anualmente! Mantenha uma dieta saudável com ingestão de cálcio e vitamina D Reduza a ingestão de bebidas alcoólicas! Tome banho de sol regularmente! Informe-se com seu médico sobre efeitos colaterais dos remédios que você está tomando! Certifique-se que todos os medicamentos estejam claramente rotulados e guarde-os em local adequado! Tome os medicamentos nos horários corretos e da forma que foi receitado pelo seu médico! Participe de programas de atividade física que visem o desenvolvimento de agilidade, equilíbrio, coordenação e força muscular! Discuta com seu médico a respeito do tipo de
Atividade, física que você pode realizar; Leve uma vida saudável e seja feliz. Pesquisas! Autor Geraldo Porci de Araújo. 17/06/2012.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário