quinta-feira, 13 de agosto de 2009

AO CONTRÁRIO DO QUE MUITA GENTE PENSA

AO CONTRÁRIO DO QUE MUITA GENTE PENSA
Repasso um depoimento de quem passou pela gripe. É importante ficarmos atento! Abraços, Emilia Olá a todos! Provavelmente não são todos vocês que já sabem que fui infectada por H1N1 neste fim de mês. Saí hoje do hospital em que, por muita sorte, fui internada quando o vírus já tinha detonado todo o meu pulmão direito. Agora estou bem, tive alta quando só sobrou a pneumonia, e tive vontade de passar para vocês informações que podem ser importantes no caso de um contágio.
Ao contrário do que muita gente pensa, a gripe A não necessariamente parece ser uma gripe "visualmente" forte: o nariz escorre pouco, a tosse não sai com muito catarro e ao assoar o nariz não é nenhuma catástrofe. Fui para o hospital pela primeira vez na sexta, dia 24/7.Como o Raio X estava normal fui liberada. No domingo, novamente senti muita falta de ar e dor nos pulmões, e voltei ao hospital. Novamente, o Raio X estava normal e fui liberada. Na quarta feira, dia 29, não conseguia mais respirar e estava com 38,5°C. Fiz um Raio X e aparentemente estava normal, apenas com sutis manchas no pulmão direito. O médico ouviu o pulmão e juntou com a falta de ar e deduziu que era H1N1, me internando.
Quando fiz uma tomografia, meu pulmão direito estava totalmente comprometido. O médico disse que se eu tivesse deixado para ir no dia seguinte, já não teria chance de sobreviver. Estou escrevendo esta mensagem não para receber confetes, pois quem me conhece há mais tempo sabe que minha vida é mesmo cheia de "fortes emoções" e não é a primeira nem a segunda vez que eu dou um "sozinho" para o outro lado.
Estou escrevendo para que vocês se conscientizem da importância de prestar muita atenção ao próprio corpo, e não deixar que a falta de experiência (totalmente compreensível) dos serviços de saúde em diagnosticar a gripe comprometam sua vida. Procurem sempre o melhor hospital que puderem ir, e caso tenham qualquer sintoma diferente de uma gripe comum, redobrem o cuidado. Eu nunca tive temperatura acima de 36,3ºC, e nos primeiros dias da doença estava com apenas 37ºC. Isso foi um sinal do meu corpo de que não se tratava de uma gripe comum, mesmo não sendo nem mesmo considerado febre pelos médicos. E não menosprezem a necessidade do álcool em gel: esse danado pode matar o vírus e salvar sua vida. No hospital em que fiquei todos os enfermeiros e médicos se "besuntavam" com este produto quando entravam e usando saíam do quarto (eu fiquei em isolamento nível II). Fiquem muito atentos, e dêem a vocês mesmos o melhor serviço de saúde que puderem. Vida é rara, e só temos uma (mesmo algumas pessoas sendo iô-iô na vida, como eu - rsrsrsrs) Autora:
MARIA HELENA FERREIRA NOGUEIRA. Repassando:
Geraldo Porci de Araújo. 10/8/09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário