terça-feira, 2 de agosto de 2011

COMO ORGANIZAR E IMPLANTAR A ÁREA DE RECURSOS HUMANOS NAS organização

Objetivo: Apresentar conceitos, modelos e instrumentos para uma adequada organização e implantação da área de Gestão de Pessoas integrada a Visão, Missão e Objetivos da Organização e focada em resultados. Oferecer contribuições para o desenvolvimento da visão sistêmica dos participantes quanto às integrações dos instrumentos de gestão de pessoas. Mostrar como estes processos se correlacionam com os objetivos estratégicos das Organizações. Orientar os participantes na formulação, implementação e acompanhamento de programas de gestão de pessoas. Delinear a interface entre Gestão de Pessoas e a Gestão Organizacional.
Publico Alvo: Empresários, executivos e profissionais em geral comprometidos com os Recursos Humanos das empresas. Profissionais da área de Recursos Humanos que pretendem adquirir ou aperfeiçoar uma metodologia de organização e implantação da área de Recursos Humanos nas empresas. Todos aqueles que atuam ou que pretendem atuar como gestores ou consultores em Recursos Humanos.
Programa: Módulo I – Definição de objetivos e elaboração do diagnóstico atual - Definindo objetivos estratégicos para as atividades de gestão de pessoas na Organização; - O planejamento estratégico da Organização como norteador das ações de Recursos Humanos; - Diagnóstico inicial: Como estamos hoje? - Relatório e Plano de Ação com base no diagnóstico e nos objetivos estratégicos definidos; - Estabelecendo prioridades; - A primeira preocupação: Como estão as relações trabalhistas; - Conhecendo nossas fronteiras: A Constituição Federal, a CLT, a Convenção Coletiva e outros aplicáveis na Organização; - Reclamações trabalhistas existentes e suas causas;- Situação dos principais indicadores de recursos humanos: causas, tendências e gravidade.
Módulo II – Planejamento da Mudança - Conhecendo melhor o público interno com o auxílio da Pesquisa de Clima Organizacional; - Definição de prioridades e elaboração do Plano de Ação para a mudança; - Qual a melhor denominação para a área? - Hierarquia e atribuições organizacionais; - Planejando os recursos necessários: pessoas, espaço, equipamentos, sistemas, etc.
Módulo III – Desenvolvimento dos primeiros produtos - Elaborando as Políticas de Gestão de Pessoas para a Organização; - Definições, Padronizações e formalizações de processos-chaves.
Módulo IV – A efetiva operacionalização e consolidação da área - Introdução dos demais instrumentos de gestão de pessoas; - Definição de novos indicadores de gestão de pessoas; - Avaliando resultados e ajustando o rumo face aos objetivos definidos; - Fatores Críticos de Sucesso.
Ministrado por: Sérgio Lopes: Mestre em Administração (Metodista, Pequenas e Médias Empresas), Pós-Graduado em Análise de Sistemas (FAAP), Sistemas de Informações (Mauá) e em Administração Financeira (Fecap) e Graduado em Administração (USP), com experiência profissional de 42 anos, tendo ocupado cargos técnicos e executivos nas áreas de Organização, Sistemas e Tecnologia da Informação em diversas empresas.
Nos últimos 25 anos têm atuado como Consultor Empresarial nos mais diferentes tipos e portes de Organizações participando de projetos nas áreas de Recursos Humanos, Organização, Sistemas e Métodos, Organização e Planejamento Empresarial, Mapeamento de Processos, Sustentabilidade, Qualidade (Total e ISO) e Produtividade.
Neste período, prestou serviços de consultoria e/ou treinamento para quase 70 diferentes Empresas e Organizações, públicas ou privadas, dos ramos: indústria, comércio, serviços, terceiro setor e educação superior. Atua na área educacional há trinta anos, tendo acumulado experiência como Docente e Coordenador em cursos superiores de graduação e docente em cursos de pós-graduação em Instituições de Ensino Superior de São Paulo, Bahia e Espírito Santo e Instrutor em Cursos de Capacitação e Desenvolvimento Profissional, lecionando em diversos Estados do País.
Atua, também, como Palestrante e possui artigos publicados sobre gestão de mudanças, de empresas e de pessoas, em jornais, revistas e sites da Internet. No exercício do voluntariado foi examinador do Prêmio Nacional da Qualidade e atualmente é avaliador do Prêmio Gestão Banas e do Prêmio PBQP-H. É membro do GEES - Grupo de Excelência de Ética e Sustentabilidade, do CRA/SP. Autor: Desconhecido. Difusão: Geraldo Porci de Araújo. 28/7/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário