sábado, 27 de agosto de 2011

ONDE ANDARÁ MEU DOUTOR?

Hoje acordei uma dorzinha, aquela dor sem explicação, e uma ampliação, resolvi procurar um doutor, fui divagando pelo caminho...lembrei daquele médico que me atendia vestido de branco e que para mim tinha um pouco de pai, de amigo e de anjo...O Meu Doutor que curava a minha dor, não apenas a do meu corpo mas a da minha alma, que me transmitia paz e calma! Chegando à recepção do consultório, fui atendida com uma pergunta: QUAL O SEU PLANO?
O MEU PLANO? Ah, o meu plano é viver mais e feliz! é dar sorrisos, aquecer os que sentem frio e preencher esse vazio que sinto agora! Mas a resposta teria que ser outra..O MEU PLANO DE SAÚDE...Apresentei o documento do dito cujo já meio suado, tanto quanto o meu bolso, e aguardei... Quando fui chamada corri apressada, ia ser atendida pelo Doutor, aquele que cura qualquer tipo de dor, entrei e o olhei, me surpreendi, rosto trancado, triste e cansado...Será que ele estava adoentado?
E, quem sabe, talvez gripado não tinha um semblante alegre, provavelmente devido à febre...Ei um sorriso meio de lado e um bom dia...sobre a mesa, à sua frente, um computador, e no seu semblante a sua dor, o que fizeram com o Doutor? Quando ouvi a sua voz de repente: O que a senhora sente? Como eu gostaria de saber o que ELE estava sentindo... Parecia mais doente do que eu, a paciente...Eu? ah! sinto uma dorzinha na barriga e uma palpitação e esperei a sua reação, vai me examinar, escutar a minha voz auscultar o meu coração...
Para minha surpresa apenas me entregou uma requisição e disse: Peça autorização desses exames para conseguir a realização...Quando li quase morri...TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA, RESSONÂNCIA MAGNÉTICA e CINTILOGRAFIA! Ai, meu Deus! que agonia! eu só conhecia uma tal de abreugrafia...Só sabia o que era ressonar (dormir), de magnético eu conhecia um olhar...E cintilar só o das estrelas! Estaria eu à beira da morte? de ir para o céu? Iria morrer assim ao léu? Naquele instante timidamente pensei em falar: Terá o senhor uma amostra grátis de calor humano para aquecer esse meu frio? Que fazer com essa sensação de vazio? E observe, Doutor, o tal Pai da Medicina, o grego Hipócrates, acreditava que A ARTE DA MEDICINA ESTAVA EM OBSERVAR.
Olhe para mim...Bem verdade que o juramento dele está ultrapassado! Médico não é sacerdote...Tem família e todos os problemas inerentes ao ser humano...Mas, por favor, me olhe, ouça a minha história! Preciso que o senhor me escute, ausculte e examine! Estou sentindo falta de dizer até aquele 33! Não me abandone assim de uma vez! Procure os sinais da minha doença e cultive a minha esperança! Alimente a minha mente e o meu coração...Me dê, ao menos, uma explicação! O senhor não se informou se eu ando descalça... ando sim! Gosto de pisar na areia e seguir em frente deixando as minhas pegadas pelas estradas da vida, Estarei errada?
Ou estarei com o verme do amarelão? Existirá umas gotinhas de solução? Será que já existe vacina contra o tédio? Ou não terá remédio? Que falta o senhor me faz, meu antigo Doutor! Cadê o Sccot, aquele da Emulsão? Que tinha um gosto horrível mas me deixava forte que nem um Sansão! E o Elixir? Paregórico e categórico, e o chazinho de cidreira, que me deixava a sorrir sem tonteiras? Será que pensei asneiras?
Ah! meu querido e adoentado Doutor! Sinto saudades dos seus ouvidos para me escutar, das suas mãos para me examinar, do seu olhar compreensivo e amigo...Do seu pensar...O seu sorriso que aliviava a minha dor...Que me dava forças para lutar contra a doença...E que estimulava a minha saúde e a minha crença...Sairei daqui para um ataúde?
Preciso viver e ter saúde! Por favor, me ajude! Oh! meu Deus, cuide do meu médico e de mim, caso contrário chegaremos ao fim...Porque da consulta só restou uma requisição digitada em um computador e o olhar vago e cansado do Doutor! Precisamos urgente dos nossos médicos amigos, a medicina agoniza...Ouço até os seus gemidos...Por favor, tragam de volta o meu Doutor! Estamos todos doentes e sentindo dor...E peço, para o ser humano, uma receita de calor, e para o exercício da medicina uma prescrição de amor! Autor: Desconhecido. Difusão: Geraldo Porci de Araújo. 24/8/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário