REPASSANDO. Há uma semana, o governo da China inaugurou a ponte da baía de Jiaodhou,
que liga o porto de Qingdao à ilha de Huangdao. Construído em quatro anos, o
colosso sobre o mar tem 42 quilômetros de extensão e custou o equivalente a
R$2,4 bilhões.
Há uma semana, o DNIT
escolheu o projeto da nova ponte do Guaíba, em Ponte Alegre, uma das mais
vistosas promessas da candidata Dilma Rousseff. Confiado ao Ministério dos
Transportes, o colosso sobre o rio deverá ficar pronto em quatro anos. Com 2,9
quilômetros de extensão, vai engolir R$ 1,16 por bilhões.
Intrigado, o matemático
gaúcho Gilberto Flach resolveu estabelecer algumas comparações entre a ponte do
Guaíba e a chinesa. Na edição desta segunda-feira, o jornal Zero Hora publicou
o espantoso confronto numérico resumido no quadro abaixo: Chinesa; Com Extensão
de 42 Quilômetros; No Brasil, 2,9 Km;
Chinesa; custo total 2.4 PI; no
Brasil custo total 1.16 PI; Chinesa;
custo por Km RS 57 Mi; no Brasil, RS 400 mi; Chinesa; tempo de construção 4
anos; no Brasil 4 anos; na Chinesa; tempo de construção por Km 35 dias; no
Brasil 503 dias.
Os números informam que,
se o Rio Guaíba, ficasse na China, a obra seria concluída em 102 dias, ao preço
de R$ 170 milhões. Se a baía de Jiadhou ficasse no Brasil, a ponte não teria
prazo para terminar e seria calculada em trilhões. Como o Ministério dos
Transportes está arrendado ao PR, financiado por propinas, barganhas e permutas
ilegais, o País do Carnaval abrigaria o partido mais rico do mundo. Corruptos
existem nos dois países, mas só o Brasil institucionalizou a impunidade. Se
tentasse fazer na China uma ponte como a do Guaíba, Alfredo Nascimento daria
graças aos deuses se o castigo se limitasse à demissão.
Dia 19/07/11, o Tribunal
chinês sentenciou a execução de dois prefeitos que estavam envolvidos em desvio
de verba pública.
(Adotada, esta prática no
Brasil, teríamos que eleger um Congresso por ano) Vamos fazer esta mensagem
chegar a todos os Brasileiros... Autor: Desconhecido. Difusão: Geraldo Porci
de Araújo. 06/12/2011
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