domingo, 19 de setembro de 2010

A CURA PELO SANGUE

Técnica chamada de auto-hemoterapia promete aumentar a imunidade e ajudar no tratamento de doenças Carlos Henrique Junqueira, de 60 anos: ''Estou fazendo uso da auto-hemoterapia a título preventivo. Vi o efeito que fez na minha mãe e me dispus a fazer também'' Evandro Monteiro Auto-hemoterapia ajuda no tratamento de doenças que têm origem em processos inflamatórios, infecciosos ou irritativos. Nas terapias alternativas de saúde, a ''cura'' pode estar no indivíduo, no equilíbrio de energias, na natureza ou no próprio corpo. No caso da auto-hemoterapia, essa ajuda se encontra no sangue.
A técnica vem ganhando adeptos em todo o país, principalmente depois que começou a circular de mãos em mãos um DVD em que o médico Luiz Moura, do Rio de Janeiro, explica o procedimento. Em Londrina, a prática também está se expandindo.
A auto-hemoterapia consiste na retirada de um determinado volume de sangue da veia, em torno de 5ml a 20 ml, que é imediatamente aplicado no próprio paciente, só que no músculo (braço ou nádega). Segundo o clínico geral Alcino do Prado Vieira, especialista em acupuntura, aplicado no músculo o sangue faz aumentar a produção de macrófagos, células de defesa do organismo, que no sangue têm o nome de monócitos. Essas células, segundo o médico, normalmente estão presentes em uma porcentagem de 5% no nosso corpo, e a técnica aumentaria isso para 22%, em um prazo de 10 a 13 horas. Esse aumento das células de defesa perduraria por sete dias. Em maior número, os macrófagos, segundo o médico, funcionam fazendo uma ''varredura'' “de toxinas, bactérias, agrotóxicas” e células mortas e nocivas no organismo. ''Eles identificam células mutantes, processos inflamatórios, radicais livres, tudo que é nocivo, e fazem uma limpeza, ajudando a eliminar as toxinas'', explica o médico. Tudo isso ajudaria a tratar doenças que tem origem em processos inflamatórios, infecciosos ou irritativos, como alergias, artrites, acne, esclerose múltipla, psoríase. Com a argumentação de que a auto-hemoterapia aumenta a imunidade do organismo, explica Vieira, também há pacientes que utilizam a técnica de forma preventiva, para evitar doenças. Ele ressalta ainda que do ponto de vista da medicina chinesa, a auto-hemoterapia estimula a ''Weiqi'' (pronuncia-se uei-tchi), energia de defesa do organismo. Vieira conta que a técnica surgiu em 1912, com o médico francês Bavout, que teria registrado ação benéfica da auto-hemoterapia no tratamento de enfermidades infecciosas e urticárias. No Brasil, a técnica vem sendo praticada desde 1940, com os médicos Jessé Teixeira, Luiz Moura, que usou a auto-hemoterapia em pacientes pré-cirúrgicos para reduzir casos de infecção hospitalar, e Ricardo Veronesi. Vieira ressalta que apesar de ser usada como terapia complementar e não ter efeitos colaterais, para usar a auto-hemoterapia é preciso um diagnóstico médico. Além disso, explica, quem usa a técnica não deve interromper outros tratamentos médicos que esteja fazendo. ''Ela não vai curar a diabetes, por exemplo, mas ajuda a estabilizá-la. E como melhora a microcirculaçã o, também pode ajudar a prevenir derrames, por exemplo, ou a controlar o colesterol'', afirma.
Um dos inconvenientes da auto-hemoterapia pode ser, para quem não gosta de injeção, a picada da agulha toda semana, já que o efeito da técnica só dura sete dias. ''Mas não dói, é como tomar uma injeção'', assegura o médico. O número de sessões, a quantidade de sangue utilizado, e o tempo de tratamento vai depender da patologia, segundo Vieira, que alerta para outra questão: ''O procedimento deve ser feito com todas as condições de assepsia''.
Maria de Jesus Souza, de 65 anos, e Iolanda Ueda, de 56 anos, também são adeptas da auto-hemoterapia. Elas contam que descobriram a técnica através do DVD que traz informações sobre o assunto.
Iolanda conta que o interesse dela era ficar ''mais protegida'', com a imunidade mais alta, apesar de não ficar doente com freqüência. Para ela, que fez 12 aplicações durante pouco mais de dois meses, e passa por um período de ''descanso'' da técnica, a auto-hemoterapia resultou em agilidade. ''Parece que fiquei mais ativa, mais ágil'', conta. A amiga Maria de Jesus conta que também notou ''mais energia'' no dia-dia além de outros benefícios. ''Fiquei mais feliz, de bem com a vida, nem sei explicar. E teve o rejuvenescimento, que todo mundo comenta'', diz. Apesar de ainda não ter feito exames que comprovem, Maria diz que o problema que tinha na tireóide também ''foi regulado''. ''O melhor é que (a auto-hemoterapia) não é um medicamento, não tem contra-indicação, não tem efeitos colaterais, e não tem custo, e você usa uma coisa que é sua mesmo, não tem nenhuma química'', afirma.(C.P.)
CRM elabora parecer sobre procedimento O interesse da população pela auto-hemoterapia também está chamando a atenção dos Conselhos Regionais de Medicina (CRM) e da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (SBHH).
No site do SBHH, a diretoria promete divulgar um documento oficial ''a ser encaminhado às autoridades da área da saúde e ao CFM (Conselho Federal de Medicina), solicitando esclarecimentos sobre a prática''.
Em Londrina, o hematologista e hemoterapeuta Luís Gabriel Fernandez Turkowski solicitou ao CRM um parecer sobre o assunto, ''principalmente sob o enfoque ético''. Hoje, ainda não há uma posição oficial do órgão sobre o assunto. Também não há parecer do CFM, mas no CRM do Rio de Janeiro o procedimento foi considerado não científico.
Segundo Turkowski, não há pesquisas científicas que comprovem os benefícios da auto-hemoterapia, e a prática não é um procedimento sem riscos. A aplicação de sangue no músculo pode causar hematomas, infecção e necrose, se não há condições de assepsia.''E tudo isso é ainda mais arriscado no paciente que já está debilitado, mais vulnerável a um processo infeccioso'' .(C.P.)
Alívio para dores da fibromialgia Maria Ester Junqueira, de 84 anos, examinada antes da aplicação: ''Estava entrando em depressão e hoje não tenho 10% das dores'' Fotos: Evandro Monteiro Vera Lúcia da Cruz, 42 anos, havia buscado 'de tudo' para aliviar as crises de fibromialgia: ''Depois de quatro aplicações já senti melhora. Agora estou conseguindo fazer minhas caminhadas''.
A diarista Vera Lúcia da Silva Mathias da Cruz, de 42 anos, já havia buscado ''de tudo'' para tentar aliviar as dores que sentia durante as crises de fibromialgia. ''Nem massagem, fisioterapia, 'choque' ou 'forno', aliviavam minhas dores. Eram dores da cabeça aos pés, todos os dias. Não conseguia mais trabalhar e pensava: 'para que viver desse jeito?'', conta. Irritada e nervosa por causa das dores, e sem poder tomar medicamentos com dipirona por conta de uma alergia, ela resolveu tentar a auto-hemoterapia, da qual ouviu falar em um programa de televisão. ''Depois de quatro aplicações já senti melhora. Não tenho mais as mesmas dores de antes, apesar de estar passando por problemas sérios com a perda de um irmão, além de outro que está no hospital. Agora já estou até conseguindo fazer minhas caminhadas'‘, afirma.
Para Maria Esther Leite Junqueira, de 84 anos, que tem ''horror a remédio'', o próprio corpo pode ser ''uma farmácia''. Ela conta que foi com a auto-hemoterapia que as dores causadas por artrite, artrose e fibromialgia melhoraram gradativamente. ''Estava entrando em depressão e hoje não tenho nem 10% das dores que tinha, isso melhorou minha disposição de viver'', afirma ela, que apesar de não gostar de injeção, diz enfrentar ''qualquer parada'' para não ter dores.
Os benefícios para Maria Esther convenceram o filho, Carlos Henrique Junqueira, de 60 anos, a também fazer uso da técnica. ''Estou fazendo a título preventivo. Vi o efeito que fez nela (na mãe) e me dispus a fazer também'', conta. (C.P.) Artrite Reumatóide Juvenil Ailza encontrei seu email solicitando resposta se alguem que trate com hemoterapia para a cura de artrite.Sou divulgador da técnica em minha comunidade católica que se reune em nossa capéla em Lorena SP, em nossa comunidade há uma irmã que se chama Anny que sofre de artrite reumatóide e que vinha a tempos piorando seu estado ao ponto de não mais se locomover e de ter dores constantes nas juntas eu a visitava para orar por ela e toda vez que voltava almentava minha preocupação com o estado dela que parecia somente piorar, na época conheci a auto-hemoterapí a e comecei a fazer uso dela para desintupir uma veia no meu coração que estava com 52% de obstrução resultado final de um enfarto, e persebí em mim um grande resultado,quando então apresentei para dona Anny, após grande relutância da parte do esposo Anny começou o tratamento com auto Hemoterapia fazendo aplicação de 5ml semanal, não sentindo nenhuma melhora, então recomendei que aumentasse a dose para 10ml e fizesse no 5 dia então ela começou a ver resultado,e a partir da terceira aplicação de 10ml de 5 em 5 dias ela levantou da cama as dores começaram a sumir ela conseguiu ir a feira fazer compras , hoje vem ao grupo de oração e já esta na décima sétima aplicação os exames feitos por ela comprovam que a taxa que chegou a 176 baixou para 46 sendo o norma de 0 a 10 .Nós acreditamos que com a auto hemoterapia mais os remédios que os médicos recomendam dona Anny conseguirá obter a cura.
Neste curto período que estou divulgando a auto hemoterapia, 5 meses para ser exato, já tenho muitos testemunhos para defender esta técnica tão inspirada por Deus para a cura das enfermidades, creio assim, espero que em seu filho a senhora alcance os resultados desejados e que seja breve é o que desejo.Wando. Autor: Desconhecido. Difusão: Geraldo Porci de Araújo. 19/3/07

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário