quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

CÂNCER DE PRÓSTATA

CÂNCER DE PRÓSTATA
Repassando. Este e-mail veio de um amigo meu da Petrobras! Acredito ser de importância para todos nós, favor divulgar! H.Leite...Prezado Ruy. Recebí sua mensagem de um amigo de FORA da Petrobras, para você ver como essa tal de Internet funciona. Achei muito legal de sua parte compartilhar as importantes informações que nos enviou, já que se trata de uma questão de foro íntimo e poucos se disporiam a fazê-lo.Ponto para você. Desejo que se recupere totalmente para que curta por muitos anos sua vida e sua família. Estou repassando a meus amigos, para que tomem as necessárias precauções. Obrigado e um grande abraço Izeusse Senhores, Para quem não me conhece meu nome é Ruy Cova, tenho 31 anos de Petrobras e sou o desenvolvedor e o gestor do SGO (Sistema de Gerenciamento de Obstáculos) e do SGF (Sistema de Gerenciamento de Frota).
Estou trabalhando, atualmente, na Geodesia em Macaé. O texto abaixo tem o intuito de informar, esclarecer e orientar a todos sobre o CÂNCER de PRÓSTATA e de um novo método cirúrgico, que esta surgindo para nos dar maior tranqüilidade e menor impacto na intervenção cirúrgica e no pós-operatório, com diversas vantagens na recuperação e um retorno mais rápido para as nossas atividades.
A Descoberta do Câncer A Petrobras nos manda fazer o exame periódico todos os anos. Quando completamos 50 anos temos a obrigação de fazer exames do índice do PSA e o toque retal. Comecei a fazer esses exames a cada dois anos a partir de 2005, juntos com todos os outros. Meu índice de PSA em 2005 indicou o valor de 1.7, em 2007 de 2.5 e agora em 2009 ele apresentou uma alta e pulou para 3.9, por este último índice eu estaria dentro da faixa de tolerável para não diagnosticar o CÂNCER. Levei os exames ao meu urologista e ao me examinar constatou que próstata estava normal, mais mesmo assim foi pedida a biopsia, pois o PSA vinha aumentando a cada ano e isso não era normal.
Fiz o exame em junho/09 e foi constatado que em 8 amostras coletadas estavam acusando câncer em duas, com o grau 7 (câncer maligno). Ao pegar o resultado e constatar que estava com CÂNCER. O chão se abriu aos meus pés, perdi totalmente o rumo, fiquei desorientado, sem saber o que fazer e para onde ir, fiquei nesse estagio vários dias, sem ânimo para nada, meio desiludido com a vida, já que trabalhei tanto me dedicando totalmente ao meu trabalho. Porque que agora no momento de curtir a vida com família, me aparece essa doença que mudaria totalmente o ritmo das nossas vidas? Apoio familiar. Nessa hora a família é fundamental. No meu caso tive um grande apoio e força da minha esposa e dos meus filhos, sem esse apoio seria quase impossível passar por essa constatação do CÂNCER. Sem falar no apoio no pós-operatório, já que nessas horas ficamos muito mais sensível e vulnerável. Com apoio que recebei, ganhei a força necessária para lutar e vencer a doença.
Consultando vários médicos Começamos a consultar vários médicos, em Macaé e no Rio, e todos falavam que o meu caso era de um câncer localizado. Já que a descoberta foi feita precocemente, eu tinha grande chance de cura, bastaria retirar a próstata. Pelo meu exemplo, vemos que é fundamental o exames de PSA e do toque para detectar a doença no seu início, foi essa descoberta precoce do CÂNCER o fator primordial da minha cura.
Porém, todos os médicos consultados só faziam a cirurgia pelo método convencional, ou seja, por uma incisão na barriga da altura do umbigo até acima do pênis. Nenhum deles me passou confiança e tranqüilidade suficiente para fazer a cirurgia convencional ou me garantiu que não haveria seqüelas no pós-operatório, pelo contrário, não me garantiram nada.
Começamos a pesquisar e descobrimos que em São Paulo, no hospital Sírio Libanês, já operavam pela cirurgia robótica há quase um ano, com recuperação no pós-operatório muito mais tranqüila e com grandes chances de não ter seqüelas. Fomos para São Paulo para eu ser consultado pelos médicos do Sírio Libanês.
Cirurgia Convencional x Cirurgia Robóticas. A Cirurgia Convencional (aberta) é a cirurgia realizada pela totalidade dos médicos, tem uma agressividade muito grande em nosso corpo: uma incisão grande e um campo de visão limitada pelo cirurgião do local a ser operado. Podendo, com isso, cortar involuntariamente nervos fundamentais para nós homens, possibilitando a impotência e a incontinência urinária, sem falar que o pós-operatório é muito mais lendo e doloroso. Cirurgia Robótica tem uma agressividade muito pequena: não são feitos cortes e sim pequenos orifícios de mais ou menos de 1 a 2 centímetros, para passar os braços e a câmera do robô. Nesse método, o médico tem uma visão total da área operada em três dimensões, podendo rotacionar, transladar e dar zoom do local; com isso, quase que elimina o erro de cortar qualquer nervo ou vaso de irrigação de sangue para o pênis, e a chance de ficar impotente ou com incontinência é quase zero. E o pós-operatório é mais tranqüilo, rápido e menos traumático, já que não são feitos cortes não há pontos para retirar, o tempo de permanecia no hospital e a recuperação são mais curtos do que na Cirurgia Convencional.
A cirurgia e a recuperação Fui internado no dia 30/08/2009 no Hospital Alemão Osvaldo Cruz em São Paulo, um excelente hospital. O cirurgião que me operou faz parte da equipe do médico numero um em cirurgia da próstata no Brasil, Dr. Miguel Surugi, existe um andar inteiro no hospital dedicado a ele e a sua equipe.
O médico que me operou, Dr. Carlo Camargo Passerotti é o coordenador e chefe da equipe de cirurgia robótica do Hospital Osvaldo Cruz. Ele é dos poucos médicos que operam com esse método no Brasil, segundo o próprio médico só existem cinco profissionais que operam com o robô no Brasil, já que só existe três dessas máquinas no país, a do Osvaldo Cruz é a mais nova e de última geração.
Fui operado no dia 31/08/2009, a cirurgia foi um sucesso total: a próstata foi retirada sem que o médico tivesse cortado nenhum nervo ou vaso, porque, como já foi mencionado acima, o cirurgião tem uma visão total do local a ser operado, com isso o percentual de ficar sem seqüelas é enorme. Foi feita a biopsia da próstata e foi constatada que o CÂNCER estava todo localizado, assim não haveria necessidade de fazer qualquer outro tratamento secundário, como radioterapia ou quimioterapia. EU ESTAVA CURADO DESSE CÂNCER. A minha recuperação foi excelente. Fiquei em casa um mês, contando com a os dias de internação e de recuperação em casa. Voltei a trabalhar no dia 30/09/2009, menos de um mês depois da cirurgia e estou me sentido ótimo, mas com a visão de vida um pouco modificada, porque agora depois desse grande susto, estou dando um maior valor à vida e a minha família. Nessa hora é que realmente damos valor às coisas que antes, passavam despercebidas pelos nossos olhos.
A Petrobras. A Petrobras nos deu todo o apoio através da Assistência Social e do Setor Médico, tanto de Macaé quando de São Paulo. Só gostaria que esse processo cirúrgico fosse divulgado para todos os funcionários e que a Petrobras adotasse esse processo cirúrgico no conjunto de atendimentos médicos que nos oferece, já que se trata de um método novo, sendo talvez, o primeiro funcionário a ser operado pela cirurgia robótica.
Senhores esse depoimento é para mostrar, que temos que cuidar mais da nossa saúde, só se tem uma vida e temos de cuidar muito bem dela. O trabalho é fundamental, mas não é o essencial, porque sem saúde não podemos trabalhar e nem viver. Vamos fazer os exames sem ter o pudor nem receio de fazê-los. No meu caso, se não tivesse descoberto o CÂNCER precocemente, com certeza as conseqüências seriam muito mais traumáticas e mais dolorosas, por isso vamos nos consultar com os nossos médicos, não vamos dar chances para o azar.
Um abraço a todos, maiores esclarecimentos ou outras informações é só me ligar ou passar email, os telefones, email e a minha chave estão abaixo. Atenciosamente Ruy Cova - (G016) Tec. Petroleo Senior E&P-SERV/US-SUB/GDS Gestor do SGO/SGF/SGP BE AWARDS OF EXCELENCE(2007). tel : 0 xx 22 2761-5165 22 2761-5165 0 xx 22 9978-7906 22 9978-7906 e-mail : rcova@petrobras.com.br "O emitente desta mensagem é responsável por seu conteúdo e endereçamento. Cabe ao destinatário cuidar quanto ao tratamento adequado. Sem a devida autorização, a divulgação, a reprodução, a distribuição ou qualquer outra ação em desconformidade com as normas internas do Sistema Petrobras são proibidas e passíveis de sanção disciplinar, cível e criminal."
Autor: Ruy Cova. Difusão: Grealdo Porci de Araújo. 22/11/09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário