sexta-feira, 29 de maio de 2009

BANDEIRA BRASILEIRA

BANDEIRA BRASILEIRA
De: Rafael Araújo (rafaelssaraujo@hotmail.com)
Enviada: sexta-feira, 13 de julho de 2007. Para: geraldoporci@hotmail.com
Bandeira do Brasil. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Adopção - 19 de Novembro de 1889 (versão com 21 estrelas) 11 de Maio de 1992 (versão com 27 estrelas) Cores: Verde, marelo, AZUL Branco, Branco. Notas - A bandeira do Brasil foi adotada em 19 de Novembro de 1889 e segundo recomenda o decreto de lei nº 4 tem por base um retângulo verde com proporções de 07:10 e inscrito a ele um losango amarelo que inscreve um círculo azul atravessado por um dístico branco com as palavras "ORDEM E PROGRESSO" escrito em letras verdes, assim como 27 estrelas de cor branca.
Índice 1 Origem 2 Significado 2.1 Significado das estrelas 6 Curiosidades históricas 7 Normas de apresentação da bandeira 8 Modo de dobrar a Banderia Nacional Brasileira 9 O mastro da Praça dos Três Poderes 10 Notas e referências 11 Ver também 12 Ligações externas 3 Outras características 4 Dimensões exatas da bandeira 5 Bandeiras históricas [editar] Origem. A idéia da atual bandeira e então nova república foi apenas uma modernização da antiga bandeira do imperial idealizada em 1820 pelo francês Jean-Baptiste Debret (1768-1848) e que segundo seu critério de arbitragem com respeito as dimensões do losango inscrito no retângulo que circunscreviam a antiga Esfera armilar (presente em todas as bandeiras) foram transferidos de um arquétipo em forma de uma mandala segundo a seleção e eliminação de algumas linhas. Nesse caso, os co-autores em 1889 que substituíram a Esfera armilar seriam um grupo formado por membros da Igreja positivista representado por seu discípulo Raimundo Teixeira Mendes, presidente do Apostolado Positivista do Brasil. Com ele colaboraram outros membros como o Dr. Miguel Lemos e o professor Manuel Pereira Reis, catedrático de Astronomia e Astrologia pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro. O desenho do disco azul em substituição a esfera armilar da imperial inscrito no losango amarelo, foi executado pelas mãos firmes do pintor Décio Vilares e por indicação de Benjamin Constant acrescentou-se ao meio as estrelas a figura em destaque da constelação do cruzeiro do sul com as estrelas Acrux e Gacrux equilibradas no instante 13 sideral. atual Bandeira do Brasil foi instituída no dia 19 de novembro de 1889. Embora não houvesse mais modificações quanto as dimensões e as suas formas, a Bandeira adotada pelo Decreto n° 4, de 19 de novembro de 1889 permanece intacta até hoje, apenas no círculo azul sofreu o acréscimo de algumas estrelas representativas dos novos estados além de algumas modificações com respeito ao horário que deveriam ser visto as estrelas, que ora atendiam o decreto de número 4 com respeito ao parágrafo primeiro da Lei n° 5.443, de 28 de maio de 1968, determinando que as estrelas correspondiam ao aspecto do céu, na cidade do Rio de Janeiro, às 8 horas e 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889 (doze horas siderais) e outras o parágrafo primeiro do decreto Lei 5.700 de 1 de setembro 1971 estabelecendo que o céu correspondia às 20 horas e 30 minutos do mesmo dia 1889 o que resultou num paradoxo legislativo muito interessante, que segue abaixo Citação: a legislação escreveu: « Lei.5.700 de 1 de setembro 1971.
Artigo 3: § 1º - As constelações que figuram na Bandeira Nacional correspondem ao aspecto do céu, na cidade do Rio de Janeiro, às 8 horas e 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889 (doze horas siderais)e devem ser consideradas como vistas por um observador situado fora da esfera celeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário