ESCÓCIA
Obra de Engenharia que permite a navegabilidade de costa a costa, através de rios e canais de navegação Inicialmente existiam 2 canais: - o Canal Forth and Clyde construído em 1777 entre os portos de Grangemouth e Falkirk, ligando Glasgow com a costa ocidental da Escócia. - o Canal Union construído em 1822 entre os portos de Falkirk e Edinburgh.
Devido às condicionantes orográficas do terreno, no nó de Falkirk existia um desnível de 25 metros entre os 2 canais, tendo sido feitas obras espectaculares de engenharia para interligar estes dois canais através de um sistema de11 comportas e 1 torre rotacional.
Em 1963 começou a construção desta magnífica obra, que mais não é que um carrossel de água enorme. Esta ideia extraordinária ficou concluída em 2002 e tornou-se um símbolo da Escócia, permitindo a navegabilidade entre a costa ocidental e a costa oriental deste país, interligando as suas duas principais cidades, Glasgow e Edinburgh.
Vista panorâmica do “carrossel” Entrada no canal inferior Barco estacionando na tina superior do “carrossel” Início da rotação com 2 barcos estacionados na tina superior.
Barcos já em transporte nos braços rotativos Carrossel quase nos 90º de rotação 90º de rotação...Rotação quase completa. Rotação de 180º completa.
Cada tina tem 24 metros, de comprimento e permite a movimentação de barcos com um peso até 300 toneladas.
Ambas as tinas, superior e inferior, são cheias de acordo com o Princípio de Arquimedes, portanto o seu peso está sempre equilibrado.
Para manobrar a abertura e fecho das portas de selagem e accionar todo o sistema de rotação, existe um motor eléctrico de 22,5 KW que apenas consume uma potência de1,5 kWh em cada manobra completa. tempo de duração de cada manobra, desde a entrada dos barcos, rotação e saída dos barcos, é de 15 minutos. Autoria: Desconhecida
Obra de Engenharia que permite a navegabilidade de costa a costa, através de rios e canais de navegação Inicialmente existiam 2 canais: - o Canal Forth and Clyde construído em 1777 entre os portos de Grangemouth e Falkirk, ligando Glasgow com a costa ocidental da Escócia. - o Canal Union construído em 1822 entre os portos de Falkirk e Edinburgh.
Devido às condicionantes orográficas do terreno, no nó de Falkirk existia um desnível de 25 metros entre os 2 canais, tendo sido feitas obras espectaculares de engenharia para interligar estes dois canais através de um sistema de11 comportas e 1 torre rotacional.
Em 1963 começou a construção desta magnífica obra, que mais não é que um carrossel de água enorme. Esta ideia extraordinária ficou concluída em 2002 e tornou-se um símbolo da Escócia, permitindo a navegabilidade entre a costa ocidental e a costa oriental deste país, interligando as suas duas principais cidades, Glasgow e Edinburgh.
Vista panorâmica do “carrossel” Entrada no canal inferior Barco estacionando na tina superior do “carrossel” Início da rotação com 2 barcos estacionados na tina superior.
Barcos já em transporte nos braços rotativos Carrossel quase nos 90º de rotação 90º de rotação...Rotação quase completa. Rotação de 180º completa.
Cada tina tem 24 metros, de comprimento e permite a movimentação de barcos com um peso até 300 toneladas.
Ambas as tinas, superior e inferior, são cheias de acordo com o Princípio de Arquimedes, portanto o seu peso está sempre equilibrado.
Para manobrar a abertura e fecho das portas de selagem e accionar todo o sistema de rotação, existe um motor eléctrico de 22,5 KW que apenas consume uma potência de1,5 kWh em cada manobra completa. tempo de duração de cada manobra, desde a entrada dos barcos, rotação e saída dos barcos, é de 15 minutos. Autoria: Desconhecida
Nenhum comentário:
Postar um comentário