terça-feira, 23 de novembro de 2010

VEJAM O NOSSO BRASIL

Esse é o Brasil que nós brasileiros, infelizmente ajudamos a construir... Para continuar o Brasil explicado em galinhas: pegaram um cara em flagrante, roubando galinhas de um galinheiro e o levaram para a Delegacia.
Delegado: que vida mansa, em vagabundo? Roubando galinha para ter o que comer sem precisar trabalhar... Vai pra cadeia! Ladrão: não era pra mim não. Era pra vender.
Delegado: pior. Venda de artigo roubado. Concorrência desleal com o comércio estabelecido.
Sem-vergonha! Ladrão: mas eu vendia mais caro! Delegado: mais caro??? Ladrão: espalhei o boato que as galinhas do galinheiro eram bichadas e as minhas galinhas não. E que as do galinheiro botavam ovos brancos enquanto as minhas botavam ovos marrons... Delegado: mas eram as mesmas galinhas. Safado... Ladrão: os ovos das minhas eu pintava! Delegado: que grande pilantra... Mas já havia um certo respeito no tom da voz do Delegado...Delegado: ainda bem que tu vai preso.
Se o dono do galinheiro te pega... Me comprometi a não espalhar mais boato sobre as galinhas dele, e ele se comprometeu a aumentar os preços dos produtos para ficarem iguais aos meus.
Convidamos outros donos de galinheiros a entrar em nosso esquema e formamos um oligopólio. Ou no caso, um oligopólio.
Delegado: e o que você faz com o lucro do seu negócio? Ladrão: especulo com dólar, invisto alguma coisa no tráfego de drogas, comprei alguns deputados, dois ou três ministros... Consegui exclusividade no suprimento de galinhas e ovos para o programa de alimentação do governo e subfaturo os preços... O Delegado mandou pedir um cafezinho para o preso e perguntou se a cadeira estava confortável, se ele não queria uma almofada! Em seguida perguntou ao ladrão: Delegado: Doutor, não me leve a mal, mas com tudo isso, o senhor ainda não está milionário??? Trilhionário... Sem contar o que eu sonego de imposto de renda e o que tenho depositado ilegalmente no exterior!!! Delegado: e, com tudo isso, o senhor continua roubando galinhas? Ladrão: às vezes. Sabe como é... Delegado: não sei não, excelência. Por favor, explique! Ladrão: é que em todas essas minhas atividades, eu sinto falta de uma coisa. O risco entende? Daquela sensação de perigo, de estar fazendo uma coisa proibida, da iminência do castigo. Só roubando galinhas eu me sinto realmente um ladrão, e isso é excitante! Como agora fui preso, finalmente vou para a cadeia. É uma experiência nova!!!Delegado: o que é isso excelência??? Vossa senhoria não vai para a prisão!!! Ladrão: mas fui pego em flagrante pulando a cerca do galinheiro!
Delegado: sim. Mas primário e com esses antecedentes... V.S. Está em plena liberdade!!!
Texto. Autor: Luís Fernando Veríssimo. Difusão: Geraldo Porci de Araújo. 25/02/07


Nenhum comentário:

Postar um comentário