domingo, 24 de outubro de 2010

HOSPITAL MUNUCIPAL DE UBERABA E UBERLANDIA

Em Uberaba/MG, estamos pleiteando o Hospital Municipal, desde 2000, 2001, 2002 e agora 2009; estamos pleiteando para a população de Uberaba/MG, a construção de um Hospital Municipal. Por ser uma cidade antiga, famosa na medicina. Era a segunda cidade de Minas Gerais, na década de quarenta (40) em, Minas Grais, ate mil novecentos e cinqueta e cinquenta 1955. Quando existia uma boa comunidade da medicina, que era um exemplo nos atendimentos á população uberabense, e região; era cotejada pelas cidades, circunvizinhas. E de 1955 para cá o atendimentos vem sendo precário (caindo), anos após anos. Por culpa dos famosos corporativismos e do perverso sistema, chamado de poder publico. Que persegue o poder da iniciativa privado. Todos nos sabemos que as perseguições ao poder privado, o povo é quem sofre. Tudo isso está nas mãos dos administradores, e dos politicos, de Uberaba/MG. Uma agremiação que o povo votou e aprovou.
Diferente da administração de Uberlandia. Onde os políticos lutam para se eleger, e depois de eleitos, lutam para o progresso do município e o bem estar da população. Tanto é verdade, que já estão construindo um majestoso Hospital Maternidade Municipal, que este quase pronto. Foi Iniciada no fim de 2007. A construção do Hospital e Maternidade Municipal de Uberlândia, com prazo para o término da construção, estabelecido em contrato, é de oito meses que esta quase pronto. Com uma área construída de 14 mil metros quadrados de construção em uma área de 55 mil metros quadrados. A unidade contará com a capacidade de 258 leitos, dispostos em umas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), maternidade, pediatria e internação. O projeto possibilitará ainda a expansão da construção para até 500 leitos. A verba destinada para a construção civil do aparelho é de R$ 28.263.708,07. Deste total, R$ 20 milhões são provenientes de convênio estabelecido entre o Município e o Estado de Minas Gerais, e o restante será aplicado pela própria Prefeitura de Uberlândia.
Há muito tempo que os uberabenses, desejam ter um Hospital Municipal, para terem os desempenhos nos tratamentos de saúde. Os uberabenses só têm medo do corporativismo que há em Uberaba, entre os médicos estatais, e os médicos da iniciativa privada. Os pacientes gostam, caso pudessem, que todos os medicos fossem da iniciativa privadas. Os tratamentos dos pacientes seriam outros. Para constatar, é só analisarem os desejos. Os uberabenses gostariam de retornar os tempos do passado, que saudades dos temos passados dos médicos dos anos trinta 30, quarenta, 40 e cinquenta 50.
O Hospital Municipal de Uberaba, devera demorar ser construido devido às constantes reuniões relacionado à sua construção, divido a morosidade das constantes e as más vontades, e de não saber, onde possa ser construido. Uberaba, tem como administradores pessoas que só pensa neles, o povo é que se virem. Usam somente o que foi proposto pelos os dirigentes administrativos e os demais politicos. O uberabense tem como princípios as faltam de consistências, de cobrar, os seus direitos no tratamento de suas saúdes.
Como aquele velho ditado! Uberaba tem bons Supermercados; tem bons Medicos; teve boas empresas grandes de aviões; teve uma grande empresa de telecomunicações; teve uma fabrica de óleo; teve uma fabrica de papel; teve grande maquinas de beneficiar arroz; teve grandes ceramicas; Sabe para onde foram? Para Uberlandia! Teve e ainda tem grandes homens politicos; isso sem contar as mas vontades de admitir que varias empresas não pudesse instalar em Uberaba/MG, e com isso o povo não tinha empregos. Vamos informar para onde foi tudo isso? Foi Para Uberlandia e outros municipes de São Paulo e Goiás. Essa estória, mais parece que os dirigentes, tanto da saúde quanto a da administração do pais, parece que estão preparando um golpe de estado, negando os brasileiros o tratamentos de saúdes. Todos nos, sabemos que golpe de estado, prejudica ainda mais a situação dos povos. Tiram as liberdades e o direito de iniciativas.
O maior politico de Uberaba é o famoso rio grande. Com a iniciativa dos prefeitos da época, tiveram a coragem de trazer as industrias de produção de adubos, que é hoje é o maior benefício para Uberaba/MG, e região. Fora disso! O destino de Uberaba/MG era o seu regresso para a vila do Desemboque, ÁS Margens do rio Araguari ou Sacramento o famoso passa perto. Com os seus 186 anos. Abrem os olhos! População e os Politicos. Para não acontecer o que aconteceu. Conforme o abaixo descrito. Vamos adiantar! Um pouco! Com A Fábrica de Tecidos, e outros.
Uberlandia que tem 121 anos, já ultrapassou, e muito o perfil de Uberaba. Hoje constrói um fabuloso Hospital Maternidade Municipal. Agora completou os magníficos patrimônios, com o complexo esportivo que possuem, com o Parque do Sabia. Isso sem contar com outra área de esporte já existente no oeste de Uberlandia. Para bens uberlandenses. Isso sem contar tambem com as grades empresas, com a Martim transportadora e armazéns.
COPIA: Da vila de Desemboque foi erguida em 1743 pelos bandeirantes à margem esquerda do Rio das Velhas,... “Foi erguida em 1743 pelos bandeirantes fundada pelo sertanista José Francisco de Azevedo, criador do Arraial da Farinha Podre” em 27 de outubro de 1809. E teve como comandante, passou de cabeca de julgada a ser arraial suprira o julgado tornando-o uns modestos dois velhos bem dispostos e cheios de vigor, dos quais um tinha 108 e o outro 115 anos de idade. 1840 onde Que ficou sendo arraial, pela a Lei n 28 de 22/02/1836, habitava, o Sargento Mor - Antonio Eustaquio da Silva de Oliveira, pela Lei n 472 de 31/05/1850. Desemboquem passou a pertencer a Comarca do Rio Parana com sede em Uberaba, foi a Vila pela Lei n 472 de 31/05/1850. Desemboque foi criado pelos garimpeiros, o povoaram com rapidez distrito de Sacramento margines do Rio das Velhas. Desemboque, distrito de Sacramento, foi o berço de toda a civilização do Triângulo o Sargento-Mor ou Major Eustaquio, às margens de um Rio chamado, Rio das Lages, ou o Rio Araguari que margeia a vila Desemboque e a comunidade do passa perto do povoado, que foi criada por garimpeiros chamada de Desemboque. dois velhos bem dispostos e cheios de vigor, dos quais um tinha 108 e o outro 115 anos de idade. De onde os seus habitantes procuraram localidades para tirar os seus sustentos (fontes de sobrevivências). Uma boa parte ficou as margens do Rio Grade; que são as cidades: Sacramento, Araxá e Uberaba/MG, Campos Altos. Tambem procuraram as outras localidades: como Carmo do Paranaíba, Capelinha dos Chumbos, Bom Despachos, São Gotardo, Paracatu e outra localidades nas mediações.
Uberaba/MG, foi instalada as margens do Rio Grande, onde esta a sua locação. Que ficava e fica entre os Estrados de São Paulo, Estado de Estado de Goiás e do Mato Grosso. Dentro de uma região que pertenciam no passado: o Estado de São Paulo e o Estado de Goiás, em uma área, habitada pelos Índios Caipos, no serrado do Sertão da farinha podre; de onde foram expulsos os Indios pelos próprios Índios, já domesticados, que mas tarde, com a chagada dos Militares, em 1807. Então o Comandante, Major Eustaquio, seu nome completo: é Antônio Eustaquio da Silva e Oliveira, quando ainda era Sargento –Mor, justamente onde foi criado à comunidade dos portugueses, que hoje se chama de Santa Rosa, antes eram chamada de colônia dos Portugueses as margens do Rio Uberaba/MG.
Uberaba é uma comunidade, que surgiu da vila do Desemboque á margens do Rio Araguari desde quando surgiu o interesse de fundar uma cidade, que hoje chama Uberaba. E Uberaba, tem muitas estórias. No território de Uberaba, mãe de vários distritos, que hoje se chama: cidade de Uberlandia; Água Comprida; Delta; e ouras, que a populações conhece. Não estamos exagerando. Com pode se ver nos escritos abaixo.
COPIA: Em 1924 já inauguravam a Fábrica de Tecidos. O referido Jornal, Correio Católico, de 16 de Agosto de 1925, novamente publicou: "Uberaba vai-se mais enriquecer na sua vida industrial, portanto, acabaram de chegar para a Cia. Indústria e Comércio, Fábrica de Tecidos, mais vinte e quatro teares e uma completa série de máquinas para uma bem organizada tinturaria, assim como também está fechado contrato com uma importante Usina Inglesa, a vinda de uma importantíssima máquina para "fiação" para a qual já está em construção um pavilhão que há de abrigar esse importante aparelho mecânico. Ficará então à fábrica de Tecidos aparelhada para a confecção de todo e qualquer tecido que se queira idealizar". A Lei nº. 590, de 11 de Agosto de 1928, - concede favores à Fábrica de Tecidos. O povo do Município de Uberaba, por seus vereadores, votou e sancionou a seguinte lei: Art. 1º. - A Câmara Municipal de Uberaba, concede aos Srs. José Ferreira de Mendonça, Alberto Martins F. Borges, José Bahia Mascarenhas, Antônio Martins Fontoura Borges e Antônio M. Borges ou à empresa que se organizar para a exploração da Fábrica de Tecidos Indústria e Comércio desta cidade, os seguintes favores: isenção dos impostos municipais durante dez anos, a partir de 1º de Outubro de 1928, isenção de pagamento de licença para construção de casas para operários da fábrica, etc. Decreto - 144, de 12 de Novembro de 1938, declaram vencido o prazo de dez anos de isenção de impostos e mais favores concedidos constantes da Lei nº. 590, de 11 de Agosto de 1928. A Fábrica de Tecidos ficou instalada no Bairro São Benedito, na Avenida Alberto Martins Fontoura Borges, provavelmente até 1975. No ano de 1979 já estava instalada no Distrito Industrial II, e no ano de 1992 declarou falência.
Em 27 de dezembro de 1879, o vereador Capitão-Mor, José Bento do Valle, apresentou um projeto de construção de um Mercado Municipal. O local escolhido foi o Alto do Rosário ou, mais propriamente, a Rua Alegre (atual Lauro Borges), onde, hoje, está localizado o Fórum Melo Viana. Apesar de algumas autoridades irem contra a instalação do mercado na Rua Alegre, ele ali foi instalado e permaneceu, até 1923. Em 1922, na gestão do Agente Executivo Dr. João Henrique Sampaio Vieira da Silva começaram as obras de construção de um novo Mercado, na praça Cel. Manoel Terra, pois o da Rua Alegre, não satisfazia mais a população, devido ao pouco espaço físico. A sua inauguração só se deu no dia 02 de agosto de 1924, na gestão do Agente Executivo Autor: Geraldino Rodrigues da Cunha. Complementação e sugestões: Autor: Difusão: Geraldo Porci de Araújo. 23/10/09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário