terça-feira, 19 de outubro de 2010

VAMOS SALVAR FITOTERAPIA

Prezados amigos e colegas, penso que devemos deixar para trás a ilusão de que essa série de reportagens da globo e de seu repórter fantástico é apenas um tema polêmico a ser levado no debate de idéias. Com toda certeza trata-se de uma peça de uma engrenagem maior, de um motor que ronca por trás dos bastidores com "um objetivo bem claro": tentar derrubar a fitoterapia, a homeopatia, as medicinas naturais e alternativas do brasil.
Com a queda da sua influência dos países do chamado primeiro mundo, o cartel das indústrias investem pesadamente nos países em desenvolvimento e com certeza encontram mais campo nos países em que encontram consciências à venda, cabeças que vendem o país inteiro em troca de fama pessoal e dinheiro.
Não podemos assistir acomodados, ou apenas distraídos trocando idéias, enquanto a máquina da indústria farmacêutica engendra seu golpe por trás das cortinas políticas. O senhor fantástico já afirmou que, se ele puder decidir, vai mandar recolher todos os fitoterápicos e, com certeza, leia-se, acabar com todos os programas que envolvem farmácias vivas, plantas medicinais e fitoterapia nesse país.
Já vimos que, se depender dele, a comunidade só poderá usar o que tiver "rótulo ou bula" das indústrias que ele representa. Mesmo porque o rótulo e bula dos fitoterápicos não vale grande coisa, como diz ele, pois apenas podem garantir que os incautos usuários não se intoxicarão.
Devemos nos lembrar que, se a coisa sair do jeito que a globo planeja, esse senhor será o ministro da saúde e aí, amigos, seria melhor corrermos em fila para a guilhotina.
Assim, precisamos nos posicionar de forma concretamente política e exercer nosso direito de cidadãos. Nossa voz tem que ser ouvida pela população e pelos políticos desse país. Minhas sugestões práticas são:
1- Fazer abaixo-assinado urgente, colhendo no mínimo 100 mil assinaturas em favor da fitoterapia, das plantas medicinais, do programa nacional de plantas medicinais e fitoterápicos, da PNPIC do MS; a favor do direito dos médicos, farmacêuticos, nutricionistas, terapeutas e todos os profissionais de saúde e da população em geral poderem utilizar-se da fitoterapia e das plantas medicinais, fazendo uso da sua prerrogativa de livre escolha e do uso adequado da ciência em prol da saúde da comunidade. Devemos explicar que a saúde da população não se resume ao tratamento de doenças graves, mas de promoção de bem estar e qualidade de vida - fato que certos doutores parecem não alcançar.
2- Promover rapidamente a união de todas as indústrias de fitoterápicos - que segundo o senhor fantástico são 179 em todo o país -, de todas as entidades, associações e sociedades ligadas à fitoterapia, práticas integrativas e complementares e homeopatia em torno de uma defesa jurídica do direito de resposta. Penso que uma entidade deve ser eleita para congregar essa ação e exigir direito de resposta que use o mesmo programa e o mesmo tempo de exposição, colocando os pesquisadores, mestres e doutores da área da fitoterapia que propositalmente foram alijados das entrevistas tendenciosas do senhor fantástico, abertas apenas aos seus simpatizantes. Devemos exigir o direito de rebater cada desinformação, cada mentira, cada falácia e cada manipulação maquinada por ele e por seus porta-vozes.
3- Devemos desencadear uma articulação política em defesa da fitoterapia e das políticas de saúde que nos respaldam. Fazer contato e solicitar apoio de políticos em nível municipal, estadual e federal para criarmos um escudo de proteção contra essa articulação contrária que está por trás de todas essa exposição midiática do senhor fantástico. Eles não agirão na surdina sob nossos narizes. Vamos reagir com nossas forças, nossa razão e nossos direitos.
4- Devemos eleger um fórum único de discussões e decisões ou pelo menos alguns poucos nos quais todos postassem todas as nossas opiniões e propostas. Por exemplo, por enquanto eu postarei essas propostas no mailing homeopatas do Brasil (homeopatia para todos) e do prof. Douglas Carrara, que também está divulgando para uma lista extensa.
Mãos à obra e espero que as propostas se encaminhem: questões de ordem
1- quem se habilita a criar esse abaixo-assinado virtual (confesso que não tenho essa tecnologia)
2- quem se habilita a conglomerar essa ação para aglutinarmos nossa força política e jurídica em defesa da fitoterapia e das PICS?
Repasso por acreditar ser importante! Aguardando respostas.
Abraços e votos de força, sucesso e vitória!
Autor: DANILO CARNEIRO. Difusão: Geraldo Porci de Araújo. 01/10/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário