domingo, 24 de outubro de 2010

ENTREPOSTO

Uma atividade que junta várias firmas comercial de cunho econômico em uma cidade e uma região, por onde outras cidades se adquirem produtos comerciais de boas e regulares qualidades e condições econômicas, em quantidades satisfatórias, facilitando os bons acessos, diminuindo custos de transportes e de despesas pessoais. Uberlândia se propôs arrebanhar para as regiões facilitar suas atividades comerciais, diminuindo custos, e se autos desenvolvendo em benefícios das populações. Uberaba também, no passado havia ENTREPOSTO. Como do Instituto Brasileiro do Café (IBC), que foi fechado na década de 90, pelo o Senhor Otavio Raí, ex-presidente do IBC. Na época os políticos uberabenses, não se movimentaram, para revitalizar a Fábrica de Óleo instalada no Bairro Boa Vista; a Fábrica de papel, instalada no Bairro Fabrício, em Uberaba; também não aceitaram as instalações: da Coca-Cola; e de Kibon; a fábrica de cigarros Souza Cruz; dos complexos das Lojas Americanas que foram para Uberlândia MG; da fábrica de Automóveis, Mitsubishi, que foi para a cidade de Catalão, GO; a fábrica de aparelhos Eletrônico com TV Sansung, que foi para cidade de São Carlos SP.
Os uberabenses ricos, não gostam de muitos esforço para que a cidade tenha um bom desempenho nas atividades dos trabalhos. Como plantar e colheres seriais, uma fonte para dar empregos e renda para população, reforçando as atividades comerciais. Com os seus recursos adquiridos com os negócios de confecções. Para onde foi à indústria têxtil que havia em Uberaba/MG? Para onde foi a fabrica de fazer sabão? E agora com os arrendamentos de suas terras, para produção açúcar e álcool é que não os afastarão de seus negócios. Arrendar terras não dá trabalhos os proprietários. Terminou os contratos, fazem outros logo ali no Cartório.
Uberaba/MG está caminhando para mais um fracasso, com a saída dos transportes ferroviários, que fora para cidade de Araguari/MG. E com essa, Araguari/MG, voltará ser o Entreposto de produtos agrícolas: como o Café, o arroz, milho e os produtos, com animais vivos: gados suínos, que viajam em grandes quantidades, em pequenos, em gaiolas, como era nas décadas de 30 e 40, quando havia as gaiolas e pranchas. Por onde eram transportados para outras regiões, por não haver estrados. E muitas dificuldades para se ligar entre regiões que pretendem transportar e exportar seus produtos, bem como Importa, produtos de outras origens.
E por falar em café, o que foi feito dos cafezais que havia nas terras de Uberaba/MG? Com a sida dos transportes ferroviários, rasporte Uvberaba/MG? esais gricula que fazem os transportes de cargas pesadas e mais barato, deve provocar também a saída do posto Seco de Importações e Exportações (ADUANEIRO), de Uberaba/MG! Desaparecer da cidade, por falta também de Aeronaves, de transportes e exportações e Importações, por vias aéreas de cargas pesadas para medias e longas distancias.
Não demora muito tampo, para Uberlândia/MG, também assumir o Entreposto de verduras em Uberaba/MG. Por que a parte mais volumosa dos produtos Leguminosos e Verduras vem de Uberlândia/MG, e os espaços de descargas e carga, são de produtos de Uberlândia/MG e há um motivo: por que não há incentivos de hortaliças, nas terras de Uberaba/MG, como era nas décadas 30,40 e 50. É poça que havia muitos pequenos proprietários de gleba de terras e também muitas necessidades de meios de sobrevivências e tecnologia para incentivar mais espaços para outras produções de outros produtos. A produção de alimentos mais leve, é uma necessidade e bem estar dos indivíduos. Tinham de produzir. O Entreposto (CEASA) de hortaliças vem sendo abastecido por produtores de São Paulo, e de Uberlândia/MG.
Para onde foram às produções de sereias do município de Uberaba tinha na década, de trinta, quando fora desmatado uma boa parte do serrado do chapadão região do Rio Claro; alto da Serra do sapecado e da caieira dos Veludos; de Petrópolis; a região de Ponte Alta; Delta; na região do Córrego do Lajeado. Isso sem contar as regiões de Água Comprida, Conceição das Alagas (Garimpo) Campo Florido; Veríssimo e o oeste norte de Uberaba. Região onde se produzia muito arroz, nde trinta, quarenta e cinqüenta, até ao irio te de UVirissimo produzuduzua década de noventa, a dois mil e três 2003; época de colheitas: arroz, feijão, algodão e milho, bem como a periferia de Uberaba/MG. Autor: Geraldo Porci de Araújo. 11/5/08.

Nenhum comentário:

Postar um comentário