T-000020/CONSEQÜÊNCIA E CARACTERÍSTICA
Da “banca rota da ciência” sistematizada por “Malarmè”.
1 – Subjetivismo refinado: Estados mais recônditos da alma os quais se sentem e não se definem. Contrapondo-se aos objetivos dos parnasianos e ao subjetivismo piegas dos românticos.
2 – Simbolismo: Emprega-se para a arte sugerir e evocar os novos sentimentos inexpressíveis por seus correspondentes. Procura exprimir os estafos d´lma através de simbolismo que teriam maior alcance que vocábulos.
3 – Misticismo: Embebido de religiosidade. A poesia simbolista estava impregnada de religiosidade, através da qual se procura a solução para o destino, os sofrimentos e os mistérios da alma.
4 – Livre Metrismo: com a finalidade de facilitar a musicalidade, proclamavam os simbolistas a liberdade da versificação. Assim é que os simbolistas visam expressar a realidade interior; lançando mão para isto dos recursos de expressão, a cor a música, a forma, sugerindo mais do que afirma.
5 – Arte é emoção, á identidade.
6 – A imagem deve apresentar-se desprendida de artificialismo de estilo.
7 – O símbolo há de resumir toda uma elaboração lenta e vivida.
8 – Poesia e música se confina.
Simbolismo ou Nefilibas = que andam nas nuvens.
Esta escola apresenta-se muito controvertida, no que se refere a sua interpretação. Os simbolistas foram portadores de manifestação várias: cubista, dadaísta, fantasista, futurista, simultaneísta, unanimista.
Procura em outras palavras. “Exprimir o inexprimível”. Querendo desta forma penetrar diretamente no pensamento puro, tendo-o por vezes no subconsciente e inconsciente.
FUTURISMO.
Movimento literário artístico surgido na Itália. Pretende demolir o passado e emplacar um novo conceito estético fundamental inovador. Em 1.909, iniciou.
1 – Desprezo à arte tradicional, ao sentimentalismo.
2 – Dinamismo plástico, isto é a simultaneidade da representação visual (S. Miliet).
3 – Amor à rapidez de estilo, à máquina, à atualidade, ao cotidiano.
4 – Livre expressão literária para a imaginação desenfreada.
No Brasil o futurismo não chegou a entusiasmar.
JOÃO DA CRUZ E SOUSA: 1.861 a 1.898. Características:
1 – Fritz Müler foi seu professor.
2 – Apelidade: “Cisne Negro”.
3 – Culminância literária de sua raça. - 4 - Desenvoltura (pessimismo, quase desespero).
5 – Vexame da cor.
6 – Fez Escola (simbolismo).
ESTILO:
1 – Dom dos vocábulos (rico nababo das palavras).
2 – Musicalidade nos termos.
3 – Habilidade de surgir e provocar as emoções indefinidas.
4 – Único poeta a realizar no Brasil a plenitude da poesia simbolista (Verlaine, Malarmé).
OBRAS: 1 – Os Broqueis. Os faróis. 2 – Últimos Sonetos. 3 – Missal. Evocações.
Foz do Iguaçu. 28 de fevereiro de 1.975.
Reeditado em 18 de dezembro de 2.004. Geraldo Porci de Araújo.
quarta-feira, 22 de abril de 2009
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