T-000013/ESCOLA CLÁSSICA
FONTE: ENCICLOPÉDIA BARSA
TRABALHO ESCOLAR DO CURSO TÉCNICO EM CONTABILIDADE
NO COLÉGIO COMERCIAL ESTADUAL, “Antonio Castro Alves”.
Foz do Iguaçu, 28 fevereiro de 1.975, Direção do Professor de Português, Flavio Warken.
Equipe: Geraldo Porci de Araújo, Manoel Orfanaki, Lucia Hass, Newton da Silva Cunha,
Elvira Inzauralde.
ESCOLA CLACISSICA DE 1.527 A 1.580.
Inicia em 1.527, e termina em 1.580, com a anexação de Portugal a Espanha, por Felipe II. O Renascimento. Trouxe o homem como centro das preocupações ciência e da arte. Vieram às descobertas cientificas, a imprensa, as navegações. E Portugal participou ativamente e cedo incorporou os princípios humanistas
A filosofia da Escola foi o racionalismo. Onde a razão predominaria sendo a última diretriz do compartimento humano opôs definitivamente o antropocentrismo ao teocentrismo da Idade Média o paganismo ao teologismo; o saber cientifico, concreto e objetivo ao abstrato. A Escola Clássica é o veículo das idéias renascentistas.
O classicismo consiste, antes de tudo, numa concepção de arte baseada na imitação dos clássicos gregos e latinos, considerados modelos de sua perfeição estética. Imitar não significa copiar, mas a procura de criar obras de arte segundo as fórmulas, as medidas empregadas pelos antigos. Daí a observância de regras, estabelecidas como verdadeiras antes de elaboração da obra literária: os escritores não tinham mais observa-las, acrescentado-lhes a força do seu talento pessoal. Eram regras apriorísticas, mas não impediam o despertar e a manifestação das qualidades peculiares de cada um. Para lembrar é nesta época que a literatura portuguesa está impregnada de mitologia.
Classicismo em Portugal: A descoberta da riqueza cultural grego-latina guardada nos conventos, durante a Idade Media, deram origem a este movimento revigorado do pensamento humanos: o “humanismo”. Portugal acompanhou pelas descobertas marítimas e de professores que ensinavam em universidades de países estrangeiros. Casco da Gama com seus feitos asseguram ainda mais a posição de destaque do povo luso. Adveio assim a prosperidade e o luxo excessivo da Coroa. No aspecto cultural é de se notar a repulsa pelo clericalismo, que já não atende aos anseios mais nobres e alevantados.
Sob o governo de D. Manoel e D. João II, tornou-se obrigatório aos jovens da Corte o ensino de gramática. Mesmo as mulheres podiam dedicar-se à literatura.
Com o desenvolvimento do Humanismo, o classicismo abarca todas as consciências. A Inquisição instalou em Portugal trouxe o “terrorismo cultural”. Indexo.
Sá de Mirante trouxe-nos o decassílabo, o terceto, soneto, e a comédia clássica da Itália. Os ideais do classicismo permanecem vivos até a morte de Camões, e o domínio de Portugal pelos espanhóis. Para os clássicos, a imitação não possuía o significado de mera cópia, mas sim criação de obras de arte, segundo regras estabelecidas.
Pode-se afirmar que o classicismo se inicia com Sá de Miranda e termina com Camões.
Na língua portuguesa, chama-se Período Clássico o que corresponde aos séculos XVI e XVII, depois que se estabeleceu uma disciplina gramatical. Clássica: Camões, Sá de Miranda, (estilo novo) Bernadim Ribeiro, Gil Vicente, Cristóvão Falcão.
Barroco: Frei Luis de Sousa, Padre Berírdes, Padre António Vieira.
Arcadismo: Bocage.
Por humanismo entendemos o movimento caracterizado pela descoberta dos valores da cultura greco-romana, a divulgação e a estima desse espólio entre os sábios do fim da Idade Média.
Este anseio da renovação, ligado aos acontecimentos da época, veio formar o Renascimento.
Portugal participou nos princípios humanistas através: a – Através de portugueses que lecionavam em universidades estrangeira, como Damião de Goiás e Diogo Gouveias; Garcia de Resende, Jorge Buchanan, Sá de Miranda. B – pelas descobertas, que criaram um fausto imenso na Corte.
A escola Clássica é o veículo literário das idéias renascentista. Com o classicismo começou também a literatura portuguesa escrita no Brasil. Neste período contamos com a obra dos jesuítas, geralmente comprometidas com a evangelização, e a literatura de viagens, comentando os aspetos da descoberta da terra.
Que nos trouxe o humanismo? Como Portugal participou no humanismo? Qual a relação entre a Escola clássica e a o Renascimento? Que você entende por humanismo, Racionalismo?
Os jesuítas têm algumas coisas a ver com a Literatura da época em Portugal e Brasil?
Reeditado em 30 de dezembro de 2.004
quarta-feira, 22 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário